Prefeitura de Guabiruba e SEBRAE/SC lançam Programa Cidade Empreendedora

A Câmara Municipal de Guabiruba foi palco para o lançamento do Programa Cidade Empreendedora, durante a noite de segunda-feira, 3 de julho. O evento marcou, de forma oficial, a adesão do município ao projeto elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas em Santa Catarina (SEBRAE/SC), que contempla uma série de soluções para o desenvolvimento econômico, com foco na educação empreendedora e no apoio à atividade dos micro e pequenos empresários.

Participaram do lançamento o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler; presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Kormann; vice-prefeito Valmir Zirke; coordenador regional do SEBRAE/SC, Alcides Sgrott Filho; o gestor de projetos do SEBRAE/SC, Celso Pirmann; e a consultora do SEBRAE/SC, Tamara Legarrea. Diante de lideranças políticas, empresariais e integrantes da comunidade, todas as ações práticas dos dois anos de atuação do Cidade Empreendedora foram apresentadas.

Alcides Sgrott Filho destaca que o projeto tem caráter multidisciplinar, com operações que vão desde a desburocratização, passando pelo planejamento estratégico do turismo, até a educação empreendedora de crianças e adolescentes nas escolas da rede municipal de ensino. São em torno de 34 soluções e 23 consultores que vão estar constantemente trabalhando em Guabiruba. Em especial, Sgrott cita o grande case de sucesso do programa oferecido pelo SEBRAE, que é a Sala do Empreendedor. “Traz facilidades na hora de abrir e gerir uma empresa. Nada mais justo do que ter um espaço voltado para esse pequeno e microempreendedor. É muito importante que a gente fortaleça todo o empresariado de Guabiruba”, ressalta.

Na visão do prefeito Matias, a adesão do município ao Programa Cidade Empreendedora tem como principal meta a diversificação da economia guabirubense. Para ele, a parceria com o SEBRAE/SC irá permitir descobrir quais são os segmentos com potencial de investimento na cidade. Kohler preconiza que a participação da iniciativa privada é essencial para o sucesso do projeto. “Não é um programa de governo, um projeto da administração municipal. É uma parceria com toda a comunidade, onde se busca colher os resultados daquilo que propõe o programa”.

A fala do chefe do Executivo municipal vem ao encontro do que ressaltou o diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Prefeitura de Guabiruba, Sidnei Dematé. De acordo com ele, proporcionar bons ambientes de negócio para os pequenos e microempreendedores da cidade foi o principal combustível para adesão ao Cidade Empreendedora. Dematé frisa que apesar do evento do lançamento, uma das primeiras ações do SEBRAE/SC já está ocorrendo. Trata-se dos levantamentos e diagnósticos feitos por consultores da entidade em áreas como Compras Públicas, Assistência Social e Turismo. “Dentre todas as soluções, proporcionar novas fontes de renda para o município é o nosso principal intuito”, conclui.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em várias frentes. Por meio de pacotes de soluções, os municípios interessados em transformar a situação em que se encontram verificam o aprimoramento do ambiente de negócios. Os projetos foram formatados para atender os diferentes municípios catarinenses dentro de cada realidade encontrada.

Dúvidas ou Sugestões

Bombeiros auxiliam na retirada de animal de córrego

Por volta das 15h27 de terça-feira (23) as guarnições do Auto Resgate 124 e do Auto Bomba Tanque Resgate 114 do Corpo de Bombeiros deslocaram-se para atender ocorrência de animal (égua), atolada em uma vala na rua Walter Barteld, bairro Zantão. Ao chegar ao local, a guarnição constatou que o animal estava deitado em córrego, consciente, porém sem forças para Levantar, mas não estava atolado. A...
Continuar lendo...

Mulher flagra tarado se masturbando próximo de fábrica

Uma mulher de 25 anos esteve na Delegacia de Polícia para relatar que um homem praticou atos obscenos quando ela chegava ao local de trabalho, por volta de 4h50 de segunda-feira (25), nas proximidades da rua Bulcão Viana. Foi então que ela avistou um homem no local, e o fato teria acontecido. O suspeito estava de bermuda marrom, mochila preta e camisa verde, e passou a fazer atos obscenos. Ele colocou a mão por dentro da calça e começou a executar...
Continuar lendo...

Microempreendedor tem até hoje para entregar declaração do Simples

Os microempreendedores individuais (MEI), profissionais autônomos com até um empregado contratado formalmente, têm até hoje (31) para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional relativa ao exercício do ano passado. Quem perder o prazo pagará multa de R$ 50 ou 2% dos tributos devidos, prevalecendo o maior valor. Mesmo os microempreendedores que encerraram o negócio em 2018 precisam entregar a declaração. A...
Continuar lendo...