Prefeitura de Guabiruba e SEBRAE/SC lançam Programa Cidade Empreendedora

A Câmara Municipal de Guabiruba foi palco para o lançamento do Programa Cidade Empreendedora, durante a noite de segunda-feira, 3 de julho. O evento marcou, de forma oficial, a adesão do município ao projeto elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas em Santa Catarina (SEBRAE/SC), que contempla uma série de soluções para o desenvolvimento econômico, com foco na educação empreendedora e no apoio à atividade dos micro e pequenos empresários.

Participaram do lançamento o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler; presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Kormann; vice-prefeito Valmir Zirke; coordenador regional do SEBRAE/SC, Alcides Sgrott Filho; o gestor de projetos do SEBRAE/SC, Celso Pirmann; e a consultora do SEBRAE/SC, Tamara Legarrea. Diante de lideranças políticas, empresariais e integrantes da comunidade, todas as ações práticas dos dois anos de atuação do Cidade Empreendedora foram apresentadas.

Alcides Sgrott Filho destaca que o projeto tem caráter multidisciplinar, com operações que vão desde a desburocratização, passando pelo planejamento estratégico do turismo, até a educação empreendedora de crianças e adolescentes nas escolas da rede municipal de ensino. São em torno de 34 soluções e 23 consultores que vão estar constantemente trabalhando em Guabiruba. Em especial, Sgrott cita o grande case de sucesso do programa oferecido pelo SEBRAE, que é a Sala do Empreendedor. “Traz facilidades na hora de abrir e gerir uma empresa. Nada mais justo do que ter um espaço voltado para esse pequeno e microempreendedor. É muito importante que a gente fortaleça todo o empresariado de Guabiruba”, ressalta.

Na visão do prefeito Matias, a adesão do município ao Programa Cidade Empreendedora tem como principal meta a diversificação da economia guabirubense. Para ele, a parceria com o SEBRAE/SC irá permitir descobrir quais são os segmentos com potencial de investimento na cidade. Kohler preconiza que a participação da iniciativa privada é essencial para o sucesso do projeto. “Não é um programa de governo, um projeto da administração municipal. É uma parceria com toda a comunidade, onde se busca colher os resultados daquilo que propõe o programa”.

A fala do chefe do Executivo municipal vem ao encontro do que ressaltou o diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Prefeitura de Guabiruba, Sidnei Dematé. De acordo com ele, proporcionar bons ambientes de negócio para os pequenos e microempreendedores da cidade foi o principal combustível para adesão ao Cidade Empreendedora. Dematé frisa que apesar do evento do lançamento, uma das primeiras ações do SEBRAE/SC já está ocorrendo. Trata-se dos levantamentos e diagnósticos feitos por consultores da entidade em áreas como Compras Públicas, Assistência Social e Turismo. “Dentre todas as soluções, proporcionar novas fontes de renda para o município é o nosso principal intuito”, conclui.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em várias frentes. Por meio de pacotes de soluções, os municípios interessados em transformar a situação em que se encontram verificam o aprimoramento do ambiente de negócios. Os projetos foram formatados para atender os diferentes municípios catarinenses dentro de cada realidade encontrada.

Dúvidas ou Sugestões