Lions Clube completa 100 anos e recebe homenagem da Assembleia

O centenário mundial do Lions Club foi tema da sessão especial realizada na noite desta terça-feira (30) pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no Plenário Deputado Osni Régis, em Florianópolis. Na solenidade, presidida pela deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), foram homenageados governadores, governadoras, companheiros e companheiras leão dos três distritos que o clube de serviço mantém em Santa Catarina.

O brusquense Marco Antônio Pizarro da Silveira foi um dos homenageados, ele que é sócio fundador do Lions Clube Berço da Fiação; onde foi presidente por três gestões; ocupou outros cargos do clube.

A deputada Dirce, que foi proponente da homenagem, citou algumas das áreas de atuação dos Lions Clubes. São ações de combate à cegueira, com a distribuição de lentes e óculos, preservação do meio ambiente, combate à fome, ajuda a idosos e pessoas com deficiência, entre outras.

Em Santa Catarina, a parlamentar destacou a atuação no socorro às vítimas de desastres naturais. “É um trabalho fundamental na vida da sociedade e nós de Santa Catarina só temos a agradecer”, afirmou Dirce. “São leões, guerreiros, valentes, que enfrentam os desafios com muita garra. É de pessoas assim que o mundo, o Brasil e Santa Catarina precisam.”

A deputada Ana Paula Lima (PT) enalteceu grandeza do Lions Clube, que conta com 50 mil distritos espalhados em 200 países e foi considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, como melhor organização não governamental (ONG) do mundo. A parlamentar lembrou também da atuação da entidade na promoção da paz mundial.

“É desta forma que o Parlamento catarinense quer prestar essa homenagem a vocês, homens e mulheres, que muito fazem pelo nosso estado. Onde há um necessitado, sempre há um leão”, disse Ana Paula.

Ari Galera, presidente do distrito responsável pelo Lions na Região Sul, mostrou, em números, as ações desenvolvidas em Santa Catarina. São mais de 5 mil óculos doados, 10 mil equipamentos ortopédicos emprestados, toneladas de alimentos doados, além de projetos assistenciais para idosos e jovens e o Hospital dos Olhos, em construção na Grande Florianópolis.

“Nosso trabalho é poder melhorar a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis da nossa comunidade”, afirmou. “A maior honra, o maior troféu que os voluntários podem receber é o reconhecimento, o sorriso e o abraço das pessoas que são beneficiadas.”

A ex-diretora internacional Rosane Teresinha Jahnke fez um rápido retrospecto dos 100 anos do Lions. Lembrou da fundação do clube, nos Estados Unidos, por Melvin Jones, e de toda a sua expansão pelo mundo, até se transformar no maior clube de serviço de voluntariado. Emocionada, ela conclamou os sócios a prosseguirem com o trabalho desenvolvido pelo Lions. “Precisamos de parceiros importantes, que enxergam o futuro, que possam caminhar conosco de mãos juntas, para a consolidação do voluntariado”, disse.

O Lions Club foi criado em 1917, nos Estados Unidos. Em Santa Catarina, chegou em 1953, com a fundação do Lions Clube Itajaí Centro. Atualmente, o estado abriga três distritos do Lions, com 160 clubes e mais de 5,3 mil associados.

Homenageados:

Lorena Feldmann Jaeger, representando o Lions Clube Itajaí Centro

Luciana Maria de Abreu Bernardino

Mariza Farias Hoeppers

Rosane Teresinha Jahnke

Ari Galera

Irma Gross Casagrande

Joice Maria Ikert

Luiz Ângelo Cirimbelli

Celito Shlickmann

Ademir Correa Martins, representando o Instituto Lions Distrito LD-9

Entidades e personalidade que contribuíram para o crescimento e fortalecimento do Lions:

Marco Antônio Pizarro da Silveira

Olímpio Moritz

Arvelino Bini

João Erico de Souza

Wakter Butzke

Max Otto Riegert, representando o Lar dos Idosos de Brusque

Fátima Simionatto Santos

Ione Terezinha Peretti Orssatto

Ari Adamy

Igor Antonio Girotto

Cleusa Maria Tomasi, representando o Lions Clube Curitibanos Centenário

Sérgio Luiz Batista Ribeiro, representando o Lions Clube Guaraciaba

Silvino Shlickmann

Liliane Sturcio, representando o Lions Clube Lages Copacabana

Zelma Mariot Hilbeert

Giulia Faquin

Evaldo Espindola, representando o Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaguaruna

Deputada Dirce Heiderscheidt, homenageada pelos distritos de Santa Catarina em nome da Associação Internacional de Lions Clubes.

 

Dúvidas ou Sugestões