Saúde é foco de questionamentos na Câmara

A sessão desta terça-feira (14) da Câmara Municipal de Brusque foi de prestação de contas do setor de saúde do município. O secretário da pasta na Prefeitura, Humberto Fornari, participou da reunião e explanou sobre os primeiros meses de governo. Foram quase duas horas de explicações ao Legisaltivo.

Fornari repetiu o que já disse em outras oportunidades, de que o governo atual herdou um setor cheio de problemas na saúde. Problemas estes que vão desde dívidas não pagas pelo governo Bóca Cunha no final de 216 e que culminaram com impedimento de abrir processos licitatórios, à falta de recursos para arcar com situações que deveriam ser simples e corriqueiras.

O secretário respondeu a questionamentos dos vereadores. A falta de profissionais para atender nas unidades básicas foi uma delas. Problema que esbarra no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, já que em torno de 52% da folha de pagamento da Prefeitura está comprometida. Isso inviabiliza novas contratações. Apesar disso, a situação está tendo atenção especial para ser resolvida.

Fornari também comentou sobre o prédio onde seria instalada a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, no Bairro Santa Terezinha. Caso não monte o espaço conforme projeto original, o município terá de devolver ao Ministério da saúde em torno de R$ 1 milhão.

“Não temos esse dinheiro com a crise toda. Por isso, estamos tentando negociar com o ministério a possibilidade de adequar o espaço para outra especialidade, na área do CAPS, funcionando 24 horas”, frisou ele.

Dúvidas ou Sugestões

Brusque Basquete tem jogo decisivo contra o Avaí em Florianópolis

O Brusque Basquete disputa, nesta quarta (3) e sexta-feira (5), as últimas duas partidas do returno do Campeonato Estadual de Basquete Adulto Masculino. Buscando consolidar-se no grupo B da competição - atualmente está em segundo, com 18 pontos, com oito vitórias e duas derrotas - os comandados do técnico Bicudo enfrentam o ADIEE/Avaí/FME e o forte Joinville/Unisociesc/Red Horse/Trimania, em Florianópolis e Brusque, respectivamente. O...
Continuar lendo...

Dois homens ficam feridos após briga

Por volta das 16h01 deste sábado (21) a guarnição dos Bombeiros foi acionada para atender um chamado no bairro Rio Branco, em Brusque. Tratava- se de dois masculinos maiores, envolvidos em uma briga. Ambos apresentavam ferimentos por arma branca. Um homem, 43 anos, apresentava um corte no antebraço, os Bombeiros então fizeram um curativo para conter o sangue, e o mesmo foi encaminhado ao pronto socorro do hospital Azambuja. O outro indivíduo...
Continuar lendo...

Vereador cobra por atitudes da GBTran em pedidos realizados

Na sessão desta terça-feira (10) da Câmara de Vereadores de Guabiruba, a última antes do recesso parlamentar, o destaque ficou para as cobranças de Jaime Luiz Nuss com relação a pedidos feitos para a GBTran, órgão responsável pelo trânsito. O vereador chegou a indicar que caso não haja maneira de resolver pedidos simples, que o órgão feche as portas. Nuss argumentou que são pedidos antigos...
Continuar lendo...