Nova Trento recebe comemorações dos 150 anos da Colônia Dom Pedro

Depois de uma programação em Brusque e Botuverá, a tarde de sexta-feira (10) foi de homenagens aos 150 anos de fundação da Colônia Imperial Dom Pedro na cidade de Nova Trento. Vários atos, além de uma sessão solene na Câmara de Vereadores marcaram a programação oficial.

Autoridades locais, regionais, além do Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança marcaram presença na programação, que de acordo com o historiador Paulo Vendelino Kons busca reconhecer o esforço e a luta daqueles que chegaram à região para construir uma nova vida e formar uma nova sociedade.

Quem se mostrou orgulhoso do município fazer parte da programação foi o prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini. Depois da sessão solene no poder legislativo, uma homenagem foi feita no túmulo de Hyppolito Eugênio Boiteux, que foi um dos líderes de Nova Trento, e neto do primeiro diretor da colônia.

As comemorações em Nova Trento encerraram com uma celebração ecumênica na igreja matriz São Virgílio, no centro da cidade, presidida pelo arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck.

Marco inaugurado

Durante a manhã de sexta-feira (10), um ato realizado na EEF Padre Luiz Gonzaga Steiner inaugurou o marco oficial das comemorações do Sesquicentenário da Colônia Imperial Dom Pedro. O local é considerado o início da construção da colônia. Abaixo, confira a sequência da programação oficial:

Dia 11 de Março de 2017 – Sábado

Manhã – Visita aos santuários de Santa Paulina e Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento

15h – SANTA MISSA, presidida por Dom Vitus Schlickmann Roetger - Bispo Emérito da Arquidiocese de Florianópolis, seguida da Assembleia Fundacional da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil, com a participação do Patrono da Associação, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança

Local: Igreja São José e salão anexo, em Colônia, São João Batista

Ao término, deslocamento doPríncipe Imperial do Brasil ao território da capital da ex-Província de Santa Catarina, Nossa Senhora do Desterro.

Dia 12 de Março de 2017 – Domingo

19h30 – CULTO EM AÇÃO DE GRAÇAS do Conselho de Pastores de Brusque – COPAB, na Igreja Evangélica Calvário

Dúvidas ou Sugestões

Médico continua intubado na UTI e estado de saúde é delicado

O médico ortopedista André Karnikowski permanece internado e intubado na UTI do Hospital Imigrantes, em Brusque. O estado de saúde dele é bastante delicado, após ter sido contamido por Covid-19. Karnikowski é médido do Brusque Futebol Clube. Na semana passada, ele deu entrada no hospital após sentir os sintomas gripais. O teste dera positivo para Coronavírus. Isso foi na quarta-feira (21) e na quinta-feira (23), o paciente foi...
Continuar lendo...

A magia do verão na passarela da 50ª Pronegócio

A noite de terça-feira, 20 de agosto, foi especial para a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) com a realização do jantar de confraternização e o Desfile de Moda da 50ª Pronegócio. O evento, realizado no clube Santos Dumont, reuniu mais de 550 pessoas entre compradores, vendedores da rodada, autoridades municipais e estaduais, diretores da AmpeBr, parceiros, imprensa e convidados, e celebrou a...
Continuar lendo...

Acidentes de trânsito registrados na terça-feira

Por volta das 16h39min de terça-feira (24) o Corpo de Bombeiros de Brusque atendeu ocorrência de acidente de transito na rua do Cedro, no bairro Dom Joaquim. Tratava-se de uma senhora que havia caído de sua moto Honda. A mulher de 50 anos apresentava suspeita de fratura no braço direito. Ela foi conduzida ao PS do Hospital Azambuja. Também na terça-feira (24) por volta das 17h30min os agentes atenderam outra ocorrência de acidente de...
Continuar lendo...