Sifitec comemora 80 anos no próximo sábado

Conhecido em todo o Brasil, originalmente como Berço da Fiação Catarinense e mais recentemente como Cidade dos Tecidos, o município de Brusque é exemplo de inovação e tecnologia, atraindo novas fábricas e gerando emprego e renda. Atualmente são mais de 600 empresas têxteis, de malharia e tinturaria, somente na cidade.

Para manter a competitividade do setor e reivindicar os direitos da categoria, O Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SIFITEC) é uma das instituições mais atuantes, o que não mudou ao longo dos seus 80 anos de fundação.

Fundado em 11 de fevereiro de 1934, o sindicato completa oito décadas de atividades no próximo sábado, sendo a entidade sindical mais antiga de Santa Catarina. Desde a sua fundação, o SIFITEC, que inicialmente se chamava Sindicato das Indústrias Têxteis do Município de Brusque, teve sete presidentes ao logo deste período: Vitor Konder, de 1937/1938; Otto Renaux, de 1938/1954; Guilherme Renaux, de 1954/1955 e de 1956/1974; Bernando Stack, de 1955/1956; Carlos Cid Renaux, de 1974/2001; Rolf Dieter Bückmann, de 2001/2009 e desde 2010, quem preside o sindicato é o empresário Marcus Schlösser.

Aos 76 anos de idade, o ex-presidente, Rolf Dieter Bückmann, lembra quando foi convidado por Carlos Cid Renaux a assumir a presidência da entidade, devido ao seu ótimo relacionamento com os setores jurídicos das empresas, com os sindicatos laborais e pelo grande número de funcionários que a fábrica Renaux tinha na época. “As convenções coletivas eram muito pacíficas e rápidas. Nos reuníamos em quatro ou cinco pessoas e depois passavámos para o grande grupo e a nossa forma de trabalhar fez com que mantivéssemos uma amizade muito boa com sindicatos de outras regiões, como o de Blumenau que se mantêm até hoje”, recorda.

Naquela época, década de 30, os empresários eram mais otimistas quanto ao crescimento do setor, o que mudou ao longo dos anos. “A política brasileira acabou com a indústria têxtil. Enquanto eles facilitavam os acordos comerciais com a China, a indústria brasileira não tinha subsídios para competir, o que acontece até hoje. Basta ver a quantidade de empresas fechando as portas”, declara Rolf.

Apesar disto, a cidade conta atualmente com mais de 600 empresas têxteis, de malharia e tinturaria que possuem um sindicato forte e atuante junto aos órgãos relacionados ao setor. “O sindicato é muito importante para a economia da região, pois contribui para a formação e desenvolvimento do setor industrial”, destaca o presidente do SIFITEC, Marcus Schlosser.

Em números, que não nos deixam dúvidas, a atividade – cadeia têxtil -  ainda é responsável por mais de ¼ da atividade econômica do município de Brusque e ocupa diretamente mais de 37% da mão de obra da região (54% em Botuverá; 34,5% em Brusque; 61% em Guabiruba e 27% em Nova Trento), tendo empregos cada vez mais qualificados.

Para Brusque, onde está localizada a sede da entidade, o Sindicato Patronal Têxtil, tem uma importância muito grande na economia municipal, fortalecendo o Berço da Fiação Catarinense, como a cidade é conhecida. “O sindicato é fundamental para que o desenvolvimento econômico se mantenha fortalecido, para que tenhamos oferta de emprego e geração de renda. É uma entidade que sempre soube corresponder com os anseios da sua classe, desenvolvendo ações onde todo setor ganha”, lembrou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, João Beuting.

Ao comemorar 80 anos o SIFITEC está programando uma série de atividades que devem ser realizadas ao longo do ano e vai finalizar com um grande evento no dia 5 de outubro, data da concessão da Carta Sindical à entidade.

FIESC

O Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SIFITEC) tem uma história muito importante junto às indústrias de Santa Catarina.

Ao completar 80 anos de fundação é reconhecido como o sindicato mais antigo  do Estado, tanto que foi um dos fundadores da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, a FIESC.

Quando a federação foi criada em 1950, faziam parte sete sindicatos, entre eles o Sifitec.

Segundo o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, o sindicato patronal têxtil tem um compromisso com o associativismo e com o desenvolvimento do setor que representa está no DNA da entidade. “Reconhecemos, com orgulho, os 80 anos do sindicato, que dá voz às indústrias associadas e tem relevante papel na busca por mais competitividade e integração setorial”, concluiu Côrte.

Dúvidas ou Sugestões

Petrobras reduz preço da gasolina e aumenta o do diesel

A Petrobras anunciou hoje (15) a redução do preço da gasolina em 0,6% nas refinarias controladas pela estatal. O diesel, por outro lado, teve um aumento de 0,5%, segundo a estatal. Os reajustes valerão a partir de amanhã (16). O reajuste da Petrobras é aplicado sobre o preço do combustível na porta de saída das refinarias. Isso significa que o impacto é sentido primeiro pelas distribuidoras de combustível. A...
Continuar lendo...

Duas motos colidem na rodovia e vítimas estão no hospital

Duas motos se chocaram na Rodovia Ivo Silveira, região do bairro Volta Grande, em Brusque, esta manhã. A colisão aconteceu por volta de 7h50, segundo informações repassadas pelas equipe do Corpo de Bombeiros de Brusque, que atenderam a ocorrência. As motos são uma Honda Biz, placa de Brusque, conduzida por uma mulher de 38 anos de idade, e uma Honda CG, placa de Guabiruba. Na biz estava uma mulher de 38 anos, que teve ferimentos e foi levada ao...
Continuar lendo...

Mulher colide carro contra muro

Por volta das 11h33 na rua Brusque, em Guabiruba, ocorreu um acidente de trânsito, aonde uma mulher de 26 anos, colidiu frontalmente seu veículo Fiat Uno de cor verde com placas de Guabiruba contra o muro do estacionamento do Supermercados Carol. A mulher apresentava suspeita de fratura fechada na perna esquerda (região medial). Após atendimento pelo Corpo de Bombeiros, a mesma foi conduzida ao hospital de Azambuja. Outro acidente atendido pelo Corpo de...
Continuar lendo...