É renovada parceria para continuidade do Centro de Educação Infantil no Bateas

Na quarta-feira (18), em reunião na Casa Paroquial São Luís Gonzaga foi renovado a parceria para a continuidade do Centro de Educação Infantil Padre Theodoro Becker, no bairro Bateas. O espaço foi criado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Brusque e o Conselho Pastoral Comunitário da Igreja São João Batista em 2014. O local é uma extensão da Escola de Ensino Fundamental Padre Theodoro Becker.

Participaram desta reunião representantes da comunidade São João Batista de Bateas, Ivo Leomar Kobus e Vilson Cezerino, o pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, Padre Magnos José Baron Caneppele.

Em nome do Governo Municipal de Brusque, participaram o Prefeito, Jonas Oscar Paegle, e o Diretor-Geral da Defesa Civil e do Gabinete do Prefeito, o servidor público do quadro permanente Paulo Vendelino Kons.

A reunião constituiu-se no primeiro contato entre a atual Administração Municipal e a Igreja Católica acerca da cessão do espaço em Bateas após a polémica declaração do secretário municipal de Educação de Brusque, José Zancanaro, no dia 4 de janeiro, anunciando que a igreja não disponibilizaria o espaço para a prefeitura.

Em nota oficial a prefeitura se manifestou sobre o caso afirmando que: “A Prefeitura de Brusque vem a público externar reconhecimento e gratidão à Igreja Católica pela cessão de espaços no salão da capela São João Batista de Bateas para o funcionamento de uma creche. Tendo o Governo Municipal desautorizado qualquer manifestação em desacordo com a presente Nota Oficial. ”

Segue a Nota Oficial na integra

NOTA OFICIAL

GOVERNO MUNICIPAL DE BRUSQUE

 

 

Reconhecimento e gratidão à Igreja Católica pela cessão do salão da comunidade São João Batista de Bateas

 

A Prefeitura de Brusque vem a público externar reconhecimento e gratidão à Igreja Católica pela cessão de espaços no salão da capela São João Batista de Bateas para o funcionamento de uma creche.

O Governo Municipal de Brusque reconhece que a Igreja Católica sempre cumpriu fielmente o acordado com o Executivo Municipal, tendo a Prefeitura descumprido, em anos anteriores, o compromisso de construir uma creche na comunidade Bateas.

A Administração Municipal lamenta os transtornos causados aos trabalhos de evangelização daquela comunidade, que nas instalações próprias não pode adminsitrar as aulas de catequese, bem como reunirem-se os Conselhos de Pastorais, além de serem prejudicados outros serviços prestados pela comunidade São João Batista. 

Mesmo não tendo nenhuma obrigação e com elevado ônus para a vida em comunidade, a Igreja Católica atendeu o apelo do Governo Municipal e cedeu suas instalações para este ano da graça do Senhor de 2017, sendo que ao término deste ano escolar as instalações serão desocupadas pelo Poder Público de forma incontinenti. A Prefeitura irá construir e inaugurar no corrente ano o Centro de Educação Infantil de Bateas, junto à Escola de Ensino Fundamental Padre Theodoro Becker.

O presente acordo foi celebrado em reunião realizada na Casa Paroquial São Luís Gonzaga, das 8h30min às 10h de 18 de janeiro do ano em curso, sendo partícipes os representantes das forças vivas da comunidade São João Batista de Bateas, senhores Ivo Leomar Kobus e Vilson Cezerino, o reverendíssimo pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, Padre Magnos José Baron Caneppele, SCJ. Em nome do Governo Municipal de Brusque, participaram Sua Excelência o Senhor Prefeito Municipal, Dr. Jonas Oscar Paegle, e o Diretor-Geral da Defesa Civil e do Gabinete do Prefeito, o servidor público do quadro permanente Paulo Vendelino Kons. A reunião constituíu-se no primeiro contato entre a atual Administração Municipal e a Igreja Católica acerca da cessão do espaço em Bateas, tendo o Governo Municipal desautorizado qualquer manifestação em desacordo com a presente Nota Oficial.

Mesmo enfrentando adversidades financeiras e de infraestrutura, tendo que arrumar a casa sem poder parar a oferta de serviços à população, o Governo Municipal de Brusque reitera seu compromisso de oferecer o melhor à gente brusquense, que é de onde o poder emana e para onde este mesmo poder converge. Assim, conta com as bênçãos de Deus e com a participação e o auxílio de todos, pois a recompensa do trabalho é a consciência do dever cumprido e o nosso dever é contribuir para construção de uma cidade justa, solidária e de oportunidades.

Brusque-SC, 19 de janeiro de 2017.

 

GABINETE DO PREFEITO

 

Dúvidas ou Sugestões