Secretária realiza abordagem social com moradores em situação de rua

A prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, com a equipe técnica do Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) vem realizando o trabalho de abordagem social com os moradores em situação de rua, o objetivo da ação é que eles tenham meios de sair dessa condição, se desejarem. 

O trabalho é realizado seguindo várias diretrizes técnicas da assistência social, da psicologia, do direito, da saúde, entre outros, já que há muitas questões que envolvem a abordagem. O número dos moradores em situação de rua em Brusque varia, como por exemplo neste período de verão, que muitos estão no litoral.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Mariana Martins da Silva, destacou que a prefeitura vem tomando as medidas necessárias em relação aos moradores em situação de rua. “Nós temos uma equipe que está em ação, reconhecendo a realidade social das pessoas em situação de rua, até para chegar em um consenso entre o que a sociedade espera e o serviço que a prefeitura tem a prestar,” disse. 

Mariana falou ainda do processo conjunto entre prefeitura e entidades para que se encontre alternativas. “Nós temos procurado atender essas pessoas, estamos no início da criação de um comitê que vai envolver outras entidades da cidade, porque é um problema social. Nós temos que dividir as preocupações e buscar as soluções em um contexto geral, com a participação de outras pessoas e entidades,” disse. 

A abordagem social

A equipe do Creas vem realizando a abordagem social em dois dias pela manhã, das 8h às 12h, e um dia no período da tarde, das 12h às 18h. Eles atuam em diversos pontos da cidade. Ela ocorre para que os moradores de rua possam mudar de condição, caso queiram, já que a legislação diz que todo cidadão tem o direito de ir e vir. Dessa forma, os moradores em situação de rua só podem ser retirados caso ofereçam algum risco, segundo a legislação. 

 

Dúvidas ou Sugestões

Brusque goleia fora de casa e vence a segunda na Série D

Apesar de sofrer um susto diante do Mogi Mirim nos primeiros minutos de jogo, o Brusque soube sair da desvantagem e conseguir uma goleada por 5 a 1 contra o adversário na tarde deste sábado (5), na cidade de Águas de Lindoia. Lima, quatro vezes, e Eliomar marcaram os tentos que levaram o Brusque a seis pontos na classificação do grupo A17. O começo de jogo do Brusque foi nervoso, com a equipe não conseguindo trocar passes e sair para o jogo. E...
Continuar lendo...

PC recupera telefone avaliado em R$ 1.800,00

Na tarde desta sexta-feira (22) a Polícia Civil de Brusque por meio do Setor de Investigação e Capturas, SIC da Delegacia de Polícia da Comarca de Brusque recuperou 01 aparelho de telefone celular avaliado em R$1.800,00. As investigações realizadas possibilitaram que os policiais chegassem até o telefone celular. Nos próximos dias as investigações terão continuidade para apurar a autoria do crime previsto no artigo...
Continuar lendo...

Festa de Nossa Senhora do Caravággio está cancelada

O santuário de Azambuja informa que, em  decorrência da atual pandemia do coronavírus e dadas as orientações do governo do Estado e da Arquidiocese de Florianópolis,   da  impossibilidade de realizar a festa de Nossa Senhora de Caravaggio neste mês de maio nos moldes conhecidos, como a procissão, a missa e os festejos externos. O reitor do Santuário, padre José Henrique Gazaniga, lembra que...
Continuar lendo...