Policial militar de Brusque salva vida de criança engasgada, ao orientar a mãe via telefone

A rotina policial foi diferente na tarde desta quarta-feira, 16, para o Cabo Roberta da Silva do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, que salvou um bebê engasgado.

Foi por volta das 18h47, quando atendeu a primeira ligação de seu turno, de uma mãe moradora do bairro Zantão. O fato ocorreu exatamente no momento em que chovia muito forte naquela região, o caminho estava interditado e não existia possibilidade de levar a criança ao hospital.  

Na ligação, a mãe em desespero dizia que a criança de 45 dias, tinha se engasgado com a mamadeira e estava desacordado. Foi então que a policial, que também é mãe, com muita calma e conhecimento repassou, pelo telefone, a técnica de desobstrução das vias aéreas.

Enquanto cabo Roberta orientava a mãe, com o ajuda de sua colega, cabo Juliane Belli, também operadora do COPOM, acionou a ambulância do Corpo de Bombeiros para se deslocar até o local.

Ainda durante a ligação, cabo Roberta pôde escutar a mãe dizer que o bebê voltou a respirar. “Está voltando a respirar, está respirando “disse aliviada. Depois disso, emocionada, a operadora do COPOM, orientou a mãe a esperar a guarnição do Corpo de Bombeiros.  

Logo em seguida, a equipe do Corpo de Bombeiros chegou na casa e concluiu o atendimento. Os Bombeiros verificaram que a criança já estava fora de risco, mesmo assim encaminharam até o hospital Azambuja para observação, sendo examinada e passa bem. 

Dúvidas ou Sugestões