Marinha emite nota sobre buscas a desaparecidos de naufrágio de barco de Itajaí

Já se passaram três dias do naufrágio do barco pesqueira “Jorge Seif Junior”, de Itajaí, na cidade de Imbituba, no sul do Estado. E na manhã deste domingo (23), a Marinha do Brasil emitiu uma nota oficial sobre o acidente e sobre as buscas aos seis pescadores desaparecidos após o choque do barco com grandes ondas durante a madrugada de quinta-feira (20).

Segundo o comunicado, não existe previsão para o encerramento das buscas dos desaparecidos. Além dos que ainda não foram encontrados, José Carlos dos Santos, de 57 anos, acabou falecendo, e outros 17 tripulantes sobreviveram. Acompanhe abaixo a manifestação da Marinha:

“A Marinha do Brasil (MB), em complemento às Notas publicadas anteriormente, informa que as buscas aos seis desaparecidos do naufrágio do barco pesqueiro "Jorge Seif Junior", ocorrido nesta última manhã de quinta-feira (20), a aproximadamente 80 Km de Imbituba-SC, prosseguem de forma ininterrupta e, até o início desta manhã (23), nada foi encontrado.

Cabe esclarecer que a Marinha do Brasil, assim que informada, na manhã de quinta-feira (20), enviou o Navio-Patrulha “Benevente” para o local do acidente e um helicóptero para a Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna, onde se encontra disponível para pronto emprego; acionou a Rede Nacional de Estações Costeiras, para realizar chamadas via rádio VHF; emitiu Aviso Rádio Náutico, alertando todas as embarcações que estão na área; alertou a Capitania dos Portos de Santa Catarina e suas Delegacias, para prestarem apoio logístico e receber os tripulantes.

Devido ao fator tempo e distância do local do acidente, bem como vislumbrando o imediatismo das ações de buscas, a MB orientou os quatro navios mercantes (NM SÃO LUIZ, NM SPAR PAVO, NM OCEAN VOYAGER, NM WESTERN BALTIC), que se encontravam próximos ao local do acidente, a permaneceram no local realizando buscas aos desaparecidos até a chegada do Navio-Patrulha “Benevente”, que ocorreu no final da manhã de sexta-feira (21).

Adicionalmente, na própria manhã de quinta-feira (20), a aeronave H-60 "BLACK HAWK" da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma evacuação aeromédica de um tripulante resgatado pelo Navio Mercante "BBC CITRINE", o Sr. Aprigio Laurindo dos Santos, ao hospital Governador Celso Ramos, situado na cidade de Florianópolis, visto que o mesmo apresentava fortes dores no peito.

Com o propósito de conduzir os sobreviventes aos seus familiares, a Marinha do Brasil solicitou ao Navio Mercante "BBC CITRINE" (bandeira de Antígua e Barbuda), navio que realizou o resgate dos náufragos, a demandar à entrada da cidade de Itajaí-SC, onde embarcações coordenadas pela Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí realizaram o translado dos dezesseis sobreviventes à própria Delegacia da Marinha e de um corpo ao Corpo de Bombeiros local.

Desde o início da tarde de quinta-feira (20), a aeronave SAR SC-105 "Amazonas" da FAB e, desde o início da manhã de sexta (21), o Navio Patrulha “Benevente” da Marinha vêm realizando buscas aos desaparecidos. Até o momento, foram realizadas buscas em uma área de 11.520 Km² e de 2.880 Km², respectivamente pela aeronave "Amazonas" e pelo Navio-Patrulha “Benevente”, compreendendo a área marítima entre a cidade de Laguna e o sul da Ilha de Florianópolis.

Até o presente momento, a aeronave da FAB avistou alguns objetos flutuando que foram recolhidos pelo Navio-Patrulha “Benevente” para identificação, entretanto nada relevante foi encontrado.

As causas do acidente serão apuradas por meio de um Inquérito Administrativo instaurado pela Capitania dos Portos de Santa Catarina que tem prazo de 90 dias para sua conclusão.

A Marinha do Brasil permanece realizando as buscas dos seis tripulantes desaparecidos com o Navio-Patrulha “Benevente” e uma aeronave da FAB. Não há previsão para o encerramento das buscas”.

Dúvidas ou Sugestões

Mau cheiro e esgoto a céu aberto no Cedrinho preocupa moradores

Moradores da Rua Alberto Klabunde, no bairro Cedrinho, entraram em contato com a Rádio Cidade, reclamando do mal cheiro e do vazamento de esgoto naquela região. Segundo a moradora Juliana Luçolli, o problema vem acontecendo há cerca de 3 meses: ‘’A prefeitura foi informada sobre o problema, vieram duas ou três vezes aqui dizendo que vão resolver e até hoje não resolveram’’, reclama. Pelo não escoamento, o...
Continuar lendo...

Veículo capota dentro de buraco em via pública

O Corpo de Bombeiros atendeu na tarde desta terça-feira (25), por volta das 13h45, um acidente de trânsito na rua Paulo Knihis, bairro Águas Claras. Ocorreu a queda de um veículo Fiat Uno, de cor azul, placa de Brusque,  em um buraco aberto via pública. O condutor do veículo foi encontrado consciente, orientado, fora do veículo, sentado junto a uma residência nas proximidades. O homem apresentava um corte contuso na parte frontal do...
Continuar lendo...

Vara do Trabalho de Brusque condena diarista que sacou R$ 50 mil da conta bancária de idoso

Uma decisão da 2ª Vara do Trabalho de Brusque trouxe à tona um problema que tende a ficar cada vez mais comum com o envelhecimento da população brasileira: a ação de falsos cuidadores de idosos que se aproximam de pessoas solitárias da terceira idade para depois explorá-las. O caso julgado em Brusque envolveu uma diarista que tinha livre acesso ao apartamento de um senhor de 80 anos e que, após convencê-lo a assinar...
Continuar lendo...