Greve dos trabalhadores da Celesc é mantida

Os trabalhadores da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) decidiram permanecer com a greve, que completa oito dias. A próxima audiência com mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) acontece na próxima quarta-feira (5), às 14h.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários do Vale do Itajaí (Sintevi), Felipe Rafael Braga, em assembleia realizada nesta segunda-feira (3) em todo estado, os trabalhadores decidiram rejeitar a contraproposta da empresa para fechamento de acordo coletivo de trabalho.

“Porque a proposta da empresa, na verdade, faz uma correção nos nossos salários de 4,28%, bem abaixo da inflação”, além de almejar promover o empregado em um cargo de salário em cinco referências, em um total de 9,38%. “Acontece que essa estratégia da empresa causa muitos problemas, e acaba misturando duas coisas distintas”, completa Braga.

ACORDO

Na quarta-feira (5) acontece mais uma reunião de conciliação entre os trabalhadores e a empresa. Ele, como presidente do Sintevi, espera que a Celesc corrija o problema da contraproposta de segunda-feira. “Para que a gente possa reavaliar a proposta e evitar o dissídio”, confia. “E tudo indica que o Ministério Público do Trabalho irá se manifestar também a favor”, acrescenta.

SERVIÇOS

Desde o dia 26 de setembro, os trabalhadores em várias regiões do estado estão com as atividades paralisadas, devido à greve. Desta forma, muitos serviços ficaram prejudicados. Para Braga, a população precisa de paciência neste momento, pois os trabalhos estão sendo feitos de maneira mais lenta devido ao número reduzido de servidores.

“E pedir compreensão para quem está sem energia é difícil, mas a gente espera que isso acabe logo. Nós, da Celesc, não fazemos greve há 15 anos, então esperamos que as pessoas entendam que não é o nosso objetivo causar transtorno à vida das pessoas. A gente vai fazer o possível para diminuir isso nos próximos dias, e principalmente depois da greve”, conclui. 

Dúvidas ou Sugestões

ABEL quer levantar troféu do JASC já em 2018

 Depois de uma campanha que trouxe de volta uma medalha de Jogos Abertos de Santa Catarina a Brusque após sete anos, a equipe da Associação Brusquense de Esporte e Lazer (ABEL) tem um objetivo maior para a próxima edição. No ano que vem, em Caçador, a meta é trazer a medalha de ouro para Brusque. Segundo um dos dirigentes da associação, Luiz Antônio Moretto, algumas adequações serão feitas...
Continuar lendo...

Educação lança site em que população pode interagir

Após 2 meses de trabalho, a Secretaria de Estado da Educação (SED) coloca no ar seu novo site. O portal tem como novidade o Fale com o Secretário, local onde pais, alunos, professores, enfim, a comunidade escolar pode enviar proposta, solução e ideias para melhoria da educação catarinense. O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, diz que a ideia do novo site surgiu com a nova gestão, para que ele...
Continuar lendo...

Cancha do Iano conquista o Municipal de Bocha Sexteto Masculino de Guabiruba

Jogando em casa, com a presença de grande público, a Cancha do Iano confirmou o favoritismo e sagrou-se campeã do Municipal de Bocha Sexteto Masculino. A decisão ocorreu na noite de quinta-feira, 15, após os anfitriões vencerem o Rancho33/K2. Com uma campanha avassaladora, a Cancha do Iano trouxe para o jogo a vantagem de ter vencido a ida por 2 a 0. Por isso, bastou vencer uma partida para carregar nos braços o troféu. Considerado por...
Continuar lendo...