Doutor Jonas é o novo prefeito de Brusque

A cidade de Brusque terá nos próximos quatro anos o médico Jonas Oscar Paegle (PSB) como prefeito. O candidato eleito substituiu o ex-prefeito Ciro Roza na coligação “Integração e Progresso”, que teve o PSB na cabeça de chapa, com Ari Vequi, do PMDB, como candidato a vice-prefeito.

Natural de Criciúma, Jonas Oscar Paegle tem 69 anos de idade e essa será sua primeira experiência em um cargo conquistado através do voto no poder Executivo. Anteriormente, ele concorreu ao cargo de vice-prefeito, em 2012, na chapa que foi encabeçada por Ciro Roza, que na época era filiado ao PSD.

Em outras duas oportunidades, Jonas foi eleito ao cargo de vereador. A primeira vez foi nas eleições de 2004. Com 1.499 votos válidos, entrou pelo coeficiente eleitoral, em uma coligação na chapa proporcional montada pelo PFL e, também, pelo PRTB. Já a outra eleição de Jonas ao poder Legislativo aconteceu em 2008. Naquela ocasião, o PFL já havia se transformado em Democratas e em uma coligação que uniu DEM, PTB e PV na eleição proporcional, Jonas recebeu 1.429 votos. Menos que em 2004, mas acabou eleito de forma direta, curiosamente puxado pelo hoje adversário na eleição majoritária, Jones Bósio, que estava no mesmo partido e foi eleito com 2.965 votos.

Jonas Paegle assume o cargo de prefeito de Brusque no dia 1º de janeiro de 2017, confirmados os números do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), quando, em cerimônia que ainda terá seu local definido, receberá o cargo do hoje prefeito José Luiz Cunha, o Bóca, que também concorreu ao cargo.

Dúvidas ou Sugestões