Orientações importantes para a hora do voto

Faltam poucas horas para mais uma eleição municipal e o Cartório Eleitoral de Brusque está finalizando os preparativos para a realização o pleito na 86ª e 5ª zonas eleitorais, que compreendem Brusque, Guabiruba e Botuverá. No domingo (2), 103.048 eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devem ir às urnas nos três municípios para escolher prefeitos e vereadores.

“A orientação que damos é para que o eleitor se antecipe, verifique local de votação e não deixe tudo para cima da hora”, orienta o chefe de cartório Carlos José Neiva Peixoto.

Os eleitores que vão justificar os votos precisam estar atentos a alguns detalhes. Será necessário ter em mãos documento com foto, como título e a Carteira de Identidade. A ação pode ser feita em qualquer local, mas a Justiça Eleitoral  definiu alguns locais específicos para isso. Na 5ª zona, que compreende parte de Brusque e os municípios de Guabiruba e Botuverá, o local será no Colégio João Boos, em Guabiruba. Já para Brusque, haverá dois pontos: Colégio Feliciano Pires, no Centro, e CEI Max Rodolfo Steffen, no Steffen.

Peixoto explica que a justificativa pode ser feita até 60 dias após o pleito, mas que se realizada na mesma data terá menos burocracia. “Essa justifica dos 60 dias seguintes tem que ser feita direto no Cartório Eleitoral tem que ser feito um requerimento ao juiz, juntando as provas do que não pode comparecer. No dia da eleição, basta o eleitor comparecer m qualquer sessão eleitoral fora do domicílio , portando identidade e o título de eleitores, vai preencher um formulários e entregar ao mesário”, pontua ele.

O eleitor pode ir na urna e levar uma cola com nome do candidato e  número do mesmo para facilitar o voto. Adesivos em camisetas, camisas e bandeiras também são liberados. A Justiça Eleitoral proíbe o aglomero de pessoas próximo das sessões com material de candidatos, o que pode caracterizar boca de urna, algo que a lei também veda. O uso de celular na hora do voto também tem restrições. O eleitor que fizer selfie ou registrar seu voto pode ser enquadrado em crime eleitoral.

“A orientação é que se desligue o celular ou deixe com o presidente da mesa, pois existe um crime, que é a violação do voto. Tanto os mesários quanto a Polícia Militar estão orientados de forma a tratar esse tipo de ocorrência”, prossegue Peixoto.

Carros com adesivos podem estacionar perto das zonas. No entanto, se os mesmo permanecerem por tempo muito longo no mesmo local, correm os risco de serem guinchados sob  alegação e fazer boca de urna. Em relação ao consumo de bebidas alcoolicas, não há restrição.

A votação será encerrada às 17h. Estima-se que até às 18h30 a apuração de Brusque esteja finalizada, caso não haja nenhum imprevisto nas sessões, como filas.

Carlos reforça o alerta para a documentação necessária para que o eleitor possa votar com tranquilidade. “Levar documentos de identidade. Só com o título, não vota. Se não tiver o título, pode se votar só com a identidade ou um documento com foto. Mas somente com o título não vota”.

No dia da eleição, o Cartório estará focado na organização do pleito. Dúvidas sobre locais de votação e outros assuntos devem ser tratados através de uma central disponibilizada pela Justiça Eleitoral no número 08006473760.

COLABOROU DELAMAR SILVA

Dúvidas ou Sugestões