Projeto com aulas gratuitas visa melhorar qualidade de vida

Em busca de aumentar a qualidade de vida, muitos munícipes de Guabiruba acompanham as aulas gratuitas de educação física no Ginásio Municipal João Scheffer às 8h30min e 14h, além de no salão da Capela São Vendelino, no Lageado Baixo, às 15h30min, em todas as quintas-feiras. O programa “Eu quero Viver Bem” oportuniza dois tipos de aulas, a dança (ritmo) e a ginástica (circuito).

De acordo com a educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Eduarda Schweigert, o trabalho é dividido em várias profissionais para oportunizar saúde à comunidade guabirubense, apesar das atividades físicas serem coordenadas por ela. Para a escolha das duas categorias, a Secretaria de Saúde do município realizou uma pesquisa com a população. “A gente fez um questionário por meio do agente comunitário, na hora da visita, e questionavam o que mais tinha interesse”, conta.

Ela frisa que o projeto não nasceu para preparar os guabirubenses para competir ou realizar algo específico. “O programa surgiu com a iniciativa de proporcionar à comunidade uma melhora na qualidade de vida. A gente sabe que, hoje em dia, um dos maiores problemas relacionado à saúde, que é o diabetes, está totalmente ligado ao sedentarismo”, relata. “Então a gente resolveu criar o projeto para àqueles que não têm condições de pagar, mas que queiram fazer”, completa Eduarda.

As aulas acontecem há dois meses e as pessoas de todos os bairros podem começar a participar das atividades a qualquer momento. “A gente convida todo mundo que queira ir e tenha disposição em participar. É só vir com uma roupa adequada e uma garrafa de água”, finaliza. 

Dúvidas ou Sugestões