Vagas do Fies podem ser consultadas a partir de hoje

Os interessados em financiar o curso de ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão consultar, a partir desta terça-feira (21), no site do programa, as vagas disponíveis. As inscrições deverão ser feitas de 24 a 29 de junho, também pelo portal. Serão oferecidos 75 mil financiamentos.

Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que 0 na redação. Os candidatos precisam ainda ter renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 2.640.

Os estudantes podem se inscrever apenas para um curso. A opção pode ser alterada até o fim do prazo de inscrição. Uma vez por dia, o Ministério da Educação (MEC) divulga a nota de corte de cada curso, que é a estimativa da nota mínima para ser aprovado com base nas inscrições feitas até o momento. A nota de corte não é calculada em tempo real e não garante a vaga ao estudante.

O resultado será divulgado no próximo dia 30. Aqueles que não forem selecionados serão automaticamente inscritos em lista de espera. As vagas que não forem ocupadas pelos estudantes pré-selecionados serão ofertadas à lista de espera de 4 de julho a 10 de agosto.

O Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa.

Dúvidas ou Sugestões

Túnel na rua Ivandro Bruns é finalizado

Durante a última semana, a Prefeitura de Brusque, por meio do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), completou mais uma importante etapa das obras de macrodrenagem no bairro Nova Brasília. Trata-se do Tunnel Liner de 1,6 metro de diâmetro existente na rua Ivandro Bruns. O aparato tem como objetivo escoar grande quantidade de águas pluviais, evitando, assim, as cheias que historicamente já trouxeram vários transtornos e incontáveis...
Continuar lendo...

Limoeiro: quatro furtos na mesma manhã

Ontem quarta-feira (18) o bairro Limoeiro sofreu uma sequência de quatro furtos registrados na mesma manhã, com pouco tempo de intervalo entre os fatos. O primeiro registro foi feito por volta das 07h44 na rua Antônio Girardi. A vítima informou que deixara sua bicicleta no estacionamento de seu prédio com o cadeado e ao amanhecer não a encontrou mais no local. Ainda segundo a vítima através de imagens foi possível identificar um homem...
Continuar lendo...

Prefeito visita pontos afetados pela chuva e pelos fortes ventos

Durante a manhã deste sábado (15), o prefeito em exercício de Brusque, José Ari Vequi, percorreu diversos pontos da cidade, afetados pela forte chuva que caiu na região durante o fim de noite desta sexta-feira (14).   Acompanhado do diretor da Proteção e Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis, Vequi contabilizou os prejuízos ocasionados pela intempérie, autorizando ações imediatas das secretarias municipais para...
Continuar lendo...