Chuva e frio no primeiro dia do inverno

O primeiro dia de inverno será de chuva e frio moderado na cidade de Brusque. A terça-feira (21) registra uma manhã encoberta com chuva, tarde nebulosa e com chance de sol, mas à noite volta a chover. A máxima na cidade não passa dos 13°, enquanto a mínima é de 9° C.

Em Santa Catarina a condição não é diferente. O dia permanece encoberto com chuva e trovoada nas regiões entre o Oeste e o Norte do estado, sendo mais intensa no Planalto Norte e Litoral Norte.

Em outras áreas, as condições de chuva acontecem especialmente entre a tarde e noite, como no Vale do Itajaí, onde a máxima não passa dos 13° e a mínima é de 5° C.

A temperatura segue em elevação durante o dia. O tempo no estado catarinense permanece assim devido a um sistema de massa de ar frio que passa na região Sul do Brasil, em especial na região entre o Paraná e Santa Catarina.

INVERNO

Vale lembrar que neste trimestre, entre junho e agosto, a previsão é de chuva próxima a acima da média para Santa Catarina, sendo os valores acima da média mais prováveis de ocorrer no mês de julho e principalmente em agosto.

De acordo com a Epagri/Ciram, entre os três, junho deve ser o mês menos chuvoso dos meses deste inverno, no entanto poucos episódios de chuva podem alcançar o total esperado. Nesse mês, a chuva deve continuar ocorrendo de forma irregular, com maiores períodos de dias sem chuva e mais ensolarados.

Dúvidas ou Sugestões