Dilma entrega hoje defesa contra impeachment

Termina nesta segunda-feira (4), o prazo para a presidente Dilma Rousseff apresentar sua defesa por escrito, na comissão especial da Câmara dos Deputados, que analisa o processo de impeachment contra ela.A previsão é que o processo de afastamento comece a ser apreciado pelo plenário da Casa no dia 15 deste mês.

Nesta segunda, deverá ser realizada a décima e última sessão ordinária que é destinada à contagem de prazo para que a presidente seja apresentada.

O advogado geral da União, José Eduardo Cardozo, representará a presidente e deverá entregar a defesa de Dilma para a comissão às 16h30 desta segunda-feira (4), o qual fará a leitura para os integrantes do colegiado.

O relator dos trabalhos da comissão, deputado Jovair Arantes , com a defesa em mãos, vai elaborar a proposta, que será votada pela comissão e depois pelo plenário da Câmara. Para ser aprovada, é necessária a maioria simples dos votos.

Jovair Arantes já disse que pretende apresentar o parecer na quarta (6) ou na quinta-feira (7), para que possa ser iniciada a discussão. O relator quer antecipar a apresentação do parecer por entender que haverá pedido de vista e que isso pode atrasar a votação em duas sessões. Para a aprovação do parecer na comissão, é necessária a maioria simples dos votos dos presentes, desde que estejam presentes pelo menos metade mais um dos integrantes do colegiado, que é composto de 65 deputados titulares.

Depois de votado o parecer na comissão, a tramitação do processo passa para o plenário da Câmara, a quem cabe decidir se ele será encaminhado para apreciação do Senado. Para ser aprovado pelos deputados e encaminhado ao Senado, são necessários os votos favoráveis de no mínimo 342 deputados, dos 513 membros da Câmara.

 O presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), prevê que  as discussões e votações do processo de impeachment deverão demorar três dias. Com isso, a votação na Câmara poderá ocorrer antes do dia 21 de abril.

 

Dúvidas ou Sugestões

Temperatura em Brusque deve chegar aos 40º C na semana

Entre dezembro deste ano e fevereiro do ano que vem, as temperaturas registradas em todo o Brasil vão ficar acima da média histórica para o período, segundo previsões do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A mudança será causada pelo El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais da porção equatorial do Oceano...
Continuar lendo...

Primeira pré-conferência de saúde será realizada nesta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (Comusa) de Brusque iniciam nesta quarta-feira (20) a primeira de cinco pré-conferências que antecedem a VI Conferência Municipal agendada para abril. O encontro ocorrerá na Escola Santa Terezinha, Gua George Boettger, nº 70, as 18h30min, abrangendo os moradores dos bairros Planalto, Limeira, Santa Terezinha e Nova Brasília. A comunidade poderá debater, sugerir e...
Continuar lendo...

Acidente envolve caminhão de Botuverá e mata duas mulheres na BR-470

Um grave acidente na BR-470, em Blumenau, nas proximidades do Trevo da Dudalina, deixou duas mulheres mortas por volta das 18h de terça-feira, 17 de janeiro. A colisão envolveu um veículo Celta, placas de Gaspar, e duas carretas, uma delas, um Scania T113, de Botuverá, que estava na frente do Celta. Segundo informações, o acidente aconteceu quando o automóvel parou na fila da BR e o caminhão que seguia atrás não notou....
Continuar lendo...