Os fatos na Segurança Pública

Golpe - A Polícia Civil de Brusque prendeu ontem (28), em flagrante, o estelionatário Edson Dogado Balbino (35). A equipe de investigação comandada pelo delegado Alonso Torres recebeu a denúncia de que Edson, que é natural de Toledo (PR) e morador de Itapema, estaria vindo a Brusque para trocar um cheque fruto de um golpe praticado contra motoristas que trafegam em rodovias de maior movimento. Segundo o apurado, Edson e mais alguns comparsas se postaram em um trecho da BR-101, na altura de Itapema.

Quando um veículo previamente escolhido passa por um dos membros da gangue, este arremessa um objeto sob o carro. O barulho chama a atenção do motorista, que não sabe exatamente o que aconteceu. Logo em seguida um veículo surge na traseira deste carro e sinaliza com os faróis, como que indicando um problema aparente. Certo de que o problema pode ser maior, o motorista pára. É quando o bando entra em ação.

"Coincidentemente", neste segundo veículo há um mecânico, que logo identifica o caso e sugere a troca de uma peça. Simula ligar para uma oficina nas redondezas, consegue a peça sobressalente e se oferece para trocá-la. A vítima, certa de que o caso foi bem resolvido, acaba pagando o preço determinado na hora pelos vigaristas.

No caso de Edson, o motorista só se tocou que a peça trocada do motor não poderia ter sido vista de outro veículo, quando os bandidos já haviam deixado o local. Ele ligou para a Polícia, e passou o bando de onde era o cheque. Foi quando o delegado Alonso armou o flagrante e deteve o estelionatário.

Furto - O comerciante Valentim Tamazia (43), morador de Gaspar, teve o Fiat Uno Eletronic furtado quando o carro estava estacionado ontem à tarde na rua Barão do Rio Branco, no Centro de Brusque. O carro é vermelho, ano 95, e as placas são LXB-5944, também de Gaspar.


Furto 2 -
O policial militar Edi Carlos Maximo teve a arma e dois pares de óculos furtados de dentro do veículo domingo a noite (24), frente ao um bar no bairro Azambuja. A arma é um revólver Rossi, calibre 38. Os óculos são da marca Ray Ban.

Outro poste - Por volta das 5 horas da manhã de hoje (29), Éder Luiz Regis (20) dirigia um Omega quando se perdeu na curva fronte à Fábrica Renaux, na avenida 1º de Maio, e acabou colidindo em um poste de telefonia. Com o impacto, o poste se partiu. No carro também estava Denian, que permaneceu deitado no bando de trás, aparentemente dormindo. O sobrenome dele não foi divulgado. O carro ficou parcialmente destruído e os dois não se feriram. Quando os Bombeiros e a PM chegaram no local, as vítimas já haviam se evadido do local. O pai de Éder assumiu a bronca. De acordo com a Polícia, suspeita-se que o condutor do veiculo estivesse embriagado no momento do acidente. 

Malandragem - O empresário Paulo Remy Adress de Farias Filho (32) relatou na DP que na tarde de quarta-feira (27) um homem e duas mulheres entraram na loja e deixaram um prejuízo de aproximadamente R$ 3.600. Enquanto uma das mulheres distraía a atendente, as outras duas furtaram várias peças de roupas, que eram furtadas sob as saias e levadas a um veículo estacionado frente à loja. Toda a ação da gangue foi registrada pelas câmeras de segurança, que serão encaminhadas à polícia na tentativa de identificar os autores.

Dúvidas ou Sugestões