Evento orientará haitianos na construção civil de Brusque

No ano de 2015, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) fez um levantamento sobre a quantidade de haitianos que atuam no setor na cidade. Devido à crescente migração destes cidadãos para a região, seguindo o que ocorre em nível nacional nos últimos anos, a entidade dará início este ano a um trabalho de acompanhamento destes trabalhadores.

O pontapé para esta ação será dado no dia 20 de fevereiro, um sábado. Na ocasião, o Sintricomb vai realizar um ciclo de palestras sobre direitos trabalhistas, segurança e saúde do trabalho. O evento começa às 9h e tem previsão de encerramento ao meio-dia, com almoço servido gratuitamente aos participantes. O local será o auditório da entidade, na Rua Francisco Cervi, 39, no Centro de Brusque.

“Sabemos eu é um público que tem dificuldade com a língua e as leis do Brasil. Como entidade que cuidado dos diretos dos trabalhadores, temos a obrigação de cuidar para que esses trabalhadores tenham seus direitos preservados e garantidos”, pontua o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano.

Conforme o último levantamento feito pelo Sintricomb em 2015, havia cerca de 60 trabalhadores haitianos atuando no setor de construção civil. Entretanto, a entidade acredita que esse número pode ter aumentado. Otaviano explica que as palestras serão abertas a trabalhadores haitianos que atuam em outros setores.

Além da palestra, o Sintricomb está disponibilizando um espaço para uso gratuito de um grupo que trabalha com alfabetização do público haitiano. A sala fica no prédio da entidade e será utilizada aos finais de semana.

Os interessados em participar das palestras podem procurar o Sintricomb.

Dúvidas ou Sugestões

PPT prende dois suspeitos de tráfico na mesma região

O PPT (Pelotão de Patrulhamento Tático) realizou duas ações distintas na noite desta quinta-feira (25) que culminaram na prisão de acusados de tráfico de drogas em menos de duas horas. As duas ocorrências foram no bairro Santa Rita e a primeira delas nas proximidades da Caixa e a outra nas proximidades da Associação de Moradores do bairro. Por volta de 22h18 a guarnição do PPT em rondas pela rua Sete de Setembro...
Continuar lendo...

Motorista é levado para a DP após bater carro contra canteiro

Um acidente com danos materiais por volta de 1h desta segunda-feira (23) terminou com a condução de um homem para a Delegacia de Polícia. O GM Corsa, conduzido por um homem de 38 anos, acertou o canteiro central da rua Sete de Setembro, no bairro Santa Rita. Com isso, a Polícia Militar esteve no local para registrar o fato. Enquanto o boletim de acidente de trânsito era realizado, os policiais desconfiaram da atitude do motorista, já que ele...
Continuar lendo...

Três residências no Dom Joaquim são alvo de furto

Ao menos três residências na região do bairro Dom Joaquim foram alvo do furto entre a noite de quarta-feira (2) e os primeiros minutos desta quinta-feira (3). Os dois primeiros casos aconteceram na rua Leônidas Pereira de Oliveira, enquanto que o outro caso aconteceu na Travessa Lagoa Dourada. O primeiro acionamento da PM aconteceu por volta de 20h15, quando a vítima afirmou em conversa com policiais que notou o arrombamento de seu apartamento, com uma...
Continuar lendo...