Novas regras para habilitação

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou esta semana novas regras para quem irá tirar habilitação a partir de janeiro de 2008. Os cursos ficarão mais rigorosos, com o aumento da carga horária. As modificações mais relevantes foram feitas nas aulas para a habilitação de condutores de motocicletas.

De acordo com o presidente dos sindicatos da auto-escolas de Brusque, Célio Marques, a mudança vem em boa hora. Para ele, quem vai ganhar com isso será o próprio aluno. A resolução prevê que os alunos realizem aulas práticas com motocicletas em via pública. Célio, porém, acha que esta determinação deve ser revista.

Além disso, o aluno que for tirar a habilitação para dirigir carro será obrigado a assistir a aulas teóricas sobre motos, e vice-versa. Atualmente o custo de uma carteira de habilitação somente para carro está em torno de R$ 750. Já para carro e moto ela sobe para R$ 950. Esse valor pode aumentar dependo da forma de pagamento.

Em Brusque, todos os meses são expedidas cerca de 300 CNHs a cada mês e esse número deve aumentar até o final do ano, pois as pessoas economizarão tempo e dinheiro. A resolução não atinge quem vai renovar a carteira. 

Dúvidas ou Sugestões