Morrem mais homens que mulheres na região

Em 2014, morreram mais homens do que mulheres em Brusque em relação a morbidades hospitalares (óbitos registrados somente em hospitais). Segundo levantamento realizado pelo Observatório Social de Brusque (OSBr), óbitos representados pelo gênero masculino chegaram a 177, enquanto as mulheres representaram 146 casos. 

As neoplasias, mais conhecidos como tumores, estão entre as doenças que mais mataram no ano passado, com 72 mortes. Em seguida estão as doenças do aparelho circulatório, com 69 casos, e do aparelho respiratório, somando 48. 

Entre homens, as doenças do aparelho circulatório foram as que mais mataram, chegando a 40 o número de óbitos. Já no gênero feminino, as do aparelho respiratório foram as que mais afetaram as mulheres, com 48 morbidades. 

Ao todo, 323 pessoas tiveram óbitos registrados em Brusque por morbidades hospitalares. No entanto, a pesquisa relacionou apenas as três principais causas. 

GUABIRUBA

No município de Guabiruba, apesar de o número ser menor, homens também representaram o maior volume de óbitos no ano passado. A pesquisa apontou como 23 mortes do gênero masculino, contra 21 do feminino. 

Das principais patologias, 12 óbitos foram por doenças do aparelho circulatório geral, sendo oito mulheres e quatro homens. Em seguida houve onze óbitos devido às doenças do aparelho respiratório geral, também tendo como vítimas oito homens e três mulheres. Por fim, o estudo apontou nove mortes por tumores, sendo cinco mulheres e quatro homens. Ao todo, as morbidades hospitalares chegaram a 44 pessoas. 

BOTUVERÁ

Em Botuverá, o número foi ainda mais baixo. Seis mulheres e dez homens morreram em 2014 por causas patológicas. Das três principais enfermidades já citadas, a que mais causou morte entre a população botuverense foi a neoplasia, com cinco óbitos entre homens. 

Os dados foram retirados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Assessoria do OSBr

Dúvidas ou Sugestões

TJSC nega liminar para Prudêncio voltar à Prefeitura

A defesa de Roberto Pedro Prudêncio Neto (PSD) teve nova derrota no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC)para tentar reverter a eleição indireta e devolvê-lo à cadeira de prefeito. O desembargador João Henrique Blasi, do Grupo de Câmaras de Direito Público do TJ,  não acatou pedido da defesa de Prudêncio. A decisão foi proferida hoje, segunda-feira (20). A defesa do presidente da Câmara pedia...
Continuar lendo...

Atleta de Telêmaco Borba é a nova contratada

A equipe do Barateiro Futsal terá mais uma atleta em seu elenco para a temporada 2016, na reformulação que vem acontecendo depois da virada do ano. Vinda da equipe de Telêmaco Borba (PR), Catyellen é a mais nova contratada do time comandado pelo técnico Esquerda neste ano. Camisa 10 da equipe paranaense, Caty é conhecida pela força que tem no chute. Nas últimas três temporadas ela defendeu a equipe de Telêmaco Borba,...
Continuar lendo...

Atletismo Mirim e Infantil movimenta os Jogos Escolares

Uma das provas mais esperadas dos Jogos Escolares, a disputa do atletismo movimentou o penúltimo dia de competição. As provas levaram centenas de crianças a participaram em diversas disputas na pista de atletismo do Sesi. Entre 20 escolas participantes, o São Luiz foi o que celebrou o primeiro lugar do naipe feminino na categoria mirim, ao pontuar nas oito provas. Já no masculino infantil, quem fez a festa foram os atletas do Cônsul, que...
Continuar lendo...