Morrem mais homens que mulheres na região

Em 2014, morreram mais homens do que mulheres em Brusque em relação a morbidades hospitalares (óbitos registrados somente em hospitais). Segundo levantamento realizado pelo Observatório Social de Brusque (OSBr), óbitos representados pelo gênero masculino chegaram a 177, enquanto as mulheres representaram 146 casos. 

As neoplasias, mais conhecidos como tumores, estão entre as doenças que mais mataram no ano passado, com 72 mortes. Em seguida estão as doenças do aparelho circulatório, com 69 casos, e do aparelho respiratório, somando 48. 

Entre homens, as doenças do aparelho circulatório foram as que mais mataram, chegando a 40 o número de óbitos. Já no gênero feminino, as do aparelho respiratório foram as que mais afetaram as mulheres, com 48 morbidades. 

Ao todo, 323 pessoas tiveram óbitos registrados em Brusque por morbidades hospitalares. No entanto, a pesquisa relacionou apenas as três principais causas. 

GUABIRUBA

No município de Guabiruba, apesar de o número ser menor, homens também representaram o maior volume de óbitos no ano passado. A pesquisa apontou como 23 mortes do gênero masculino, contra 21 do feminino. 

Das principais patologias, 12 óbitos foram por doenças do aparelho circulatório geral, sendo oito mulheres e quatro homens. Em seguida houve onze óbitos devido às doenças do aparelho respiratório geral, também tendo como vítimas oito homens e três mulheres. Por fim, o estudo apontou nove mortes por tumores, sendo cinco mulheres e quatro homens. Ao todo, as morbidades hospitalares chegaram a 44 pessoas. 

BOTUVERÁ

Em Botuverá, o número foi ainda mais baixo. Seis mulheres e dez homens morreram em 2014 por causas patológicas. Das três principais enfermidades já citadas, a que mais causou morte entre a população botuverense foi a neoplasia, com cinco óbitos entre homens. 

Os dados foram retirados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Assessoria do OSBr

Dúvidas ou Sugestões

Bandas e fanfarras se unem para formar a Banda Marcial Municipal

A montagem da Banda Marcial Municipal é o novo projeto de bandas e fanfarras das escolas de Brusque. Onze escolas da cidade se uniram para a organização do conjunto, no entanto, o grupo foi dividido em três polos para a realização dos treinamentos, que serão coordenados pelo professor Gilsenei Lopes. Ao todo, cerca de 150 alunos participarão da iniciativa promovida por meio da Secretaria de Educação. Do primeiro...
Continuar lendo...

Flagrante falta de respeito

Cidadão indignado registrou cena em que um veículo ocupava duas vagas de estacionamento. Mais que isso: uma delas destinada à pessoa idosa e a outra para portadores de necessidades especiais. As imagens foram registradas pela manhã desta segunda-feira (18) no estacionamento da Praça da Cidadania, junto ao prédio da Fundação Cultural. Nelas é possível que o veículo Spin LT, placas de Brusque, ocupa ao mesmo tempo as...
Continuar lendo...

Homem morre ao tentar apaziguar briga de casal

Um homem ao tentar apaziguar uma briga de casal acabou sendo morto a facadas em Tijucas. O fato foi registrado na madrugada desta quinta-feira (22) por volta das 2h. De acordo com a Polícia Militar, Joel Ribeiro, 39 anos, estava tendo uma discussão com sua mulher. Ele a ordenava para que retornasse pra casa do casal, porém com medo da agressividade do marido, a mulher se recusava em voltar. Momento em que Márcio Gomes, do qual é irmão...
Continuar lendo...