Morrem mais homens que mulheres na região

Em 2014, morreram mais homens do que mulheres em Brusque em relação a morbidades hospitalares (óbitos registrados somente em hospitais). Segundo levantamento realizado pelo Observatório Social de Brusque (OSBr), óbitos representados pelo gênero masculino chegaram a 177, enquanto as mulheres representaram 146 casos. 

As neoplasias, mais conhecidos como tumores, estão entre as doenças que mais mataram no ano passado, com 72 mortes. Em seguida estão as doenças do aparelho circulatório, com 69 casos, e do aparelho respiratório, somando 48. 

Entre homens, as doenças do aparelho circulatório foram as que mais mataram, chegando a 40 o número de óbitos. Já no gênero feminino, as do aparelho respiratório foram as que mais afetaram as mulheres, com 48 morbidades. 

Ao todo, 323 pessoas tiveram óbitos registrados em Brusque por morbidades hospitalares. No entanto, a pesquisa relacionou apenas as três principais causas. 

GUABIRUBA

No município de Guabiruba, apesar de o número ser menor, homens também representaram o maior volume de óbitos no ano passado. A pesquisa apontou como 23 mortes do gênero masculino, contra 21 do feminino. 

Das principais patologias, 12 óbitos foram por doenças do aparelho circulatório geral, sendo oito mulheres e quatro homens. Em seguida houve onze óbitos devido às doenças do aparelho respiratório geral, também tendo como vítimas oito homens e três mulheres. Por fim, o estudo apontou nove mortes por tumores, sendo cinco mulheres e quatro homens. Ao todo, as morbidades hospitalares chegaram a 44 pessoas. 

BOTUVERÁ

Em Botuverá, o número foi ainda mais baixo. Seis mulheres e dez homens morreram em 2014 por causas patológicas. Das três principais enfermidades já citadas, a que mais causou morte entre a população botuverense foi a neoplasia, com cinco óbitos entre homens. 

Os dados foram retirados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Assessoria do OSBr

Dúvidas ou Sugestões

Temperatura cai mais ainda o final de semana

O final de semana segue com temperaturas baixas na região de Brusque e em todo o estado de Santa Catarina. Pode chover no domingo. A temperatura mínima em Brusque e região fica na casa dos 7ºC e a máxima nos 19ºC. O sol aparece na maior parte do período durante o sábado. Céu limpo e sem nuvens, mas com temperatura se mantendo abaixo dos 20º. Pode chover no domingo. Nas demais áreas do estado, sol e poucas nuvens no...
Continuar lendo...

Bairro Santa Luzia recebe reparos

Com o intuito de garantir mais segurança aos pedestres que transitam pela Rua Augusto Klapoth, no Bairro Santa Luzia, a secretaria de Obras iniciou na última semana, um conjunto de serviços para reparos no local. Por conta da força da água, o meio-fio foi arrancado e parte da via foi corroída, impossibilitando a passagem pela calçada. Com o objetivo de prevenir que maiores erosões fossem provocadas pelas chuvas, a pasta executou a...
Continuar lendo...

“Um, dois três: canto e conto com vocês” percorre escolas

Unir histórias divertidas e envolventes com pitadas de fantasia e uma dose de recursos visuais e sonoros só pode resultar em uma receita de sucesso. Em Guabiruba, essa receita cresceu e alcança 16 escolas com o nome “Um, dois, três: canto e conto com vocês", projeto que intercala canções populares infantis com duas histórias adaptadas de Ruth Rocha: A primavera da lagarta e Romeu e Julieta. O projeto do professor Emiliano...
Continuar lendo...