Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 79
Apoio técnico a pessoas carentes em debate

Apoio técnico a pessoas carentes em debate

Arquitetos, engenheiros e pessoas ligadas à área da assistência social se reuniram na noite desta quinta-feira (5) em Brusque. Eles realizaram no plenário da Câmara de Vereadores o Seminário de Assistência Técnica Pública Gratuita. O objetivo foi dar o passo inicial para debater legislação federal que determina apoio quando da elaboração de projetos de construção e habitação de baixa renda.

O presidente do núcleo do Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB) em Santa Catarina, Jorge Luzi Bonamente, de Brusque, afirma que a lei é desconhecida e precisa ser divulgada com grande amplitude para conhecimento da própria população. “A lei federal já garante a famílias com renda de até três salários mínimos auxilio técnico nas obras de arquitetura e engenharia de construção, reforma e manutenção. É uma discussão nova para fazer com que a lei saia do papel e se torne realidade”.

Uma pesquisa feita pelo IAB aponta que entre 60% e 70% das construções no Brasil não possuem nenhum tipo de regularização. São desprovidas de orientação nas áreas da arquitetura e engenharia, o que causa, segundo Bonamente, prejuízos à sociedade, principalmente no campo ambiental. A construção de edificações em áreas de risco ou sem a devida atenção às normas técnicas são alguns dos problemas causados.

O presidente do n[núcleo do IAB aponta estudo feito e divulgado esta semana pelo Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan)sobre que a cidade de Brusque vai quase dobrar sua população nos próximos anos. Algo que vai precisar de todo cuidado e atuação de equipes técnicas para que haja um crescimento ordenado.

Nesse sentido, muitas famílias vão precisar do apoio dos profissionais e a intenção é que o debate esteja em andamento quanto a esse apoio garantido em lei e que, visa assegurar auxilio no custeio de ações que, muitas vezes, estão aquém das condições de tais famílias.

Outra discussão, segundo ele, é sobre como os profissionais serão remunerados pelo trabalho com o cumprimento do que especifica a legislação federal.

OUÇA A ENTREVISTA COMPLETO NO ÁUDIO ACIMA DA MATÉRIA

Dúvidas ou Sugestões

(VÍDEO) Chuva causa estragos em Bombinhas

As chuvas tem atingindo algumas regiões de Santa Catarina. No domingo (27) conforme informações da Defesa Civil, Bombinhas foi bastante afetada. Entre as 9h45 até 15h42 foi registrado 125 milímetros. De acordo com a assessoria da Prefeitura de Bombinhas, equipes da Defesa Civil, secretarias de Obras e Assistência Social, além da Famab (Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas), estão reunidas para levantar quais...
Continuar lendo...

Assaltante de alta periculosidade é procurado em galerias

A Polícia Militar de Brusque divulgou, no início da tarde desta sexta-feira (16), o nome e a imagem do assaltante que estaria escondido nas galerias da rede de água pluvial do Bairro Azambuja, após o roubo ocorrido à joalheria, na quinta-feira (15). Segundo informações da PM, Cleber do Nascimento foi identificado após o trabalho da polícia. Ele é foragido do sistema carcerário de Santa Catarina e considerado de alta...
Continuar lendo...

Ciclista fica gravemente ferido após acidente

Um ciclista ficou gravemente ferido após sofrer um acidente na Avenida Primeiro de Maio, por volta das 12h30min desta segunda-feira (23). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o homem foi para o pronto-socorro do Hospital de Azambuja com fratura no fêmur e suspeita de Traumatismo crânio-encefálico (TCE). As causas do acidente ainda não foram apuradas, no entanto, a possibilidade é de que o homem atravessava a via quando foi acertado pelo veículo...
Continuar lendo...