Visita ao casarão Galotti
Uma comitiva de autoridades, empresários e engenheiros esteve visitando na manhã desta segunda-feira (28) o centenário Casarão da Família Gallotti, em Tijucas. O projeto de restauração da residência original da Família Gallotti foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Regional da SDR Brusque em meados de abril passado e prevê investimentos de R$ 1.006.696,70 obtidos junto ao FunCultural.
Localizado à margem esquerda da BR-101, o casarão é uma das mais antigas moradas nobres do início do século XX, no Estado. Todo o material para a construção da casa, que ficou pronta em 1898, veio da Europa e teve como primeiros moradores a matriarca Chiquinha Gallotti e sua família, que dominavam a economia da região trabalhando com embarcações e a comercialização de madeiras nativas, entre outras atividades comerciais.
O casarão está abandonado há pelo menos 20 anos e a prefeitura é quem hoje detém os direitos de restauração daquela histórica construção do século passado. Após a restauração, o casarão vai abrigar o Museu Histórico de Tijucas e a Biblioteca Pública Municipal, além de galerias de arte e artesanato, e salas climatizadas destinadas à coleção de obras raras, acervos documentais e móveis.
Entre as autoridades presentes á visita estavam o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Benjamin Fragoso Gallotti, que é filho de José do Patrocínio Gallotti e Maria Fragoso Gallotti; o secretário de Desenvolvimento Regional em Brusque, Jair Sebastião Nonga de Amorim; e o presidente da Assembléia Legislativa, Júlio Garcia.