PM descobre fraude de extintores

Um "comerciante" foi flagrado pela Polícia Militar nesta sexta-feira (25), após comercializar dezenas de extintores de incêndio fraudados. Fábio Cristiano dos Santos (30) foi denunciado por um concorrente. Dentro do veículo de Fábio foram encontradas 63 etiquetas de segurança, 293 anéis de segurança e 109 selos do Inmetro, todos falsificados; além de 28 notas fiscais em branco da Exil Extintores Ltda e outras 22 da Fire Extintores, de procedência duvidosa; e mais 12 extintores prontos para venda e outros nove com suspeita de carga abaixo do nível de comercialização.

 

O fraudador adquiria os extintores usados de motorista e comerciantes desatentos e os trocava por peças cujas cargas não eram repostas. Para refazer o lacre de segurança dos extintores, Flávio adquiria as peças falsas em Balneário Camboriú. Os lacres usados pelo meliante têm uma dimensão maior do que a dos originais aprovados pelo Inmetro, o que não exigia a abertura da válvula para repô-los.

 

Com isso, Flávio apenas limpava os extintores - ou pintava, recolocava os anéis, as etiquetas, os selos falsos do Inmetro e os lacres, antes de oferecer as peças para comerciantes e motoristas, que não percebiam a fraude. O "comerciante" foi indiciado em inquérito policial e depois liberado.

 

 

Dúvidas ou Sugestões