Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 79
Conselho do Trabalho e Renda pode ser efetivado

Conselho do Trabalho e Renda pode ser efetivado

A baixa quantidade de vagas no mercado de trabalho, a falta de profissionais qualificados e a grande quantidade de saques para seguro-desemprego no Sine (Sistema Nacional de Empregos), são alguns dos fatores que levaram à formação de um novo grupo de pessoas que representam setores públicos, privado e civil para formalizar uma nova proposta ao conselho municipal responsável pela vigilância da classe trabalhadora em Brusque.

A intenção de revitalizar o conselho surgiu em ações desenvolvidas por classes sindicais, associações, escolas de cursos técnicos e por voluntários. A data para a solenidade de posse da nova diretoria ainda não foi definida, mas o nome do sindicalista Júlio Atanásio Gevaerd está sendo indicado para assumir a presidência do conselho do Trabalho e Emprego.

Em conversa por telefone, Júlio disse à Reportagem Cidade que o conselho existia de direito, mas não de fato, e que poucas ações foram desenvolvidas para a busca de recursos. As informações sobre o conselho do trabalho são mínimas, uma vez que permaneceu desativado por aproximadamente cinco anos.

A proposta da futura diretoria é conhecer os meios legais para encontrar recursos em fontes como o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), coordenado pelo conselho deliberativo do Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo Júlio Gevaerd, só em 2008 aproximadamente um bilhão de reais teriam sido destinados para o estado de Santa Catarina. Porém, o governo estadual não reivindicou a vinda do recurso.

Outra meta a ser proposta é a qualificação da mão-de-obra, já que muitas vagas de trabalho são abertas diariamente por empresas e agências, mas o perfil dos que buscam uma vaga não atende às reais necessidades dos empregadores.

A concessão burocrática para o saque do Seguro Desemprego também é uma preocupação evidente dos que estão se envolvendo na revitalização do conselho. A liberação do benefício vem acontecendo de forma assustadora, o que gera uma grande preocupação para os empregadores, que não estão podendo contar com colaboradores compromissados com jornadas de trabalho que sejam longas.

Dúvidas ou Sugestões