Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 79
Candidaturas femininas ainda em baixa

Candidaturas femininas ainda em baixa

Apesar de haver uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinando que os partidos reservem uma cota de ao menos 30% das vagas para serem preenchidas por mulheres nas disputas eleitorais, a participação feminina na política ainda é tímida. O pleito deste ano em Brusque, por exemplo, terá a presença de apenas 20 candidatas concorrendo à Câmara Municipal. Duas a menos que em 2004. Já nas chapas majoritárias, nenhuma das coligações tem postulantes femininas ao Executivo.

 

Dos 16 partidos que concorrem às eleições deste ano no município, apenas três atingiram a cota dos 30%. Proporcionalmente, no caso do Legislativo, se for comparado o número total de candidatos com a quantidade de mulheres que decidiram concorrer, a eleição de 2008 terá percentual maior que a anterior. Em 2004, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) registrou 110 candidatos postulantes às dez vagas na Câmara. Destes, 22 eram do sexo feminino. Este ano serão 90 candidatos no total, sendo 20 mulheres.

 

A baixa quantidade de mulheres que concorrerão às eleições deste ano se repete nos municípios de Guabiruba e Botuverá. Dos 45 candidatos que vão disputar as nove cadeiras da Câmara de Guabiruba, apenas quatro são mulheres em dois dos seis partidos que estão na disputa. Isso equivale a menos de 10% do total. Em Botuverá a situação é a mesma: apenas seis de um total de 33 candidatos são mulheres.

Dúvidas ou Sugestões