Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 79
Dia do Apicultor

Dia do Apicultor

O apicultor cria abelhas por hobby ou para comercializar os produtos que são extraídos da colméia como mel, cera, própolis e geléia real. A apicultura é uma das atividades mais lucrativas da pecuária e o clima brasileiro é favorável ao cultivo. O Dia do Apicultor é celebrado no dia 22 de maio porque é no mesmo dia de Santa Rita de Cássia, conhecida por ser padroeira dos apicultores.

Quando ela ainda era pequenininha, seus pais trabalhavam no campo e, como não tinham com quem deixá-la, a colocavam em um cesto de vime perto da lavoura. Um dia, Rita foi envolvida por um enxame de abelhas brancas, mas, em vez de picá-la, elas levaram mel à sua boca. A tradição conta também que, quando Santa Rita morreu, em 1457, seu corpo foi envolto por abelhas negras.

O mel foi a primeira substância adoçante da Antiguidade e já era utilizado pelos Sumérios desde 5.000 a.C. As abelhas são insetos sociais altamente organizados, que se destacam pela importância de seus produtos e pela polinização de culturas. O mel, produzido pelas operárias, é uma substância orgânica rica em ácidos, sais minerais, vitaminas, enzimas, proteínas, aminoácidos e hormônios, muito utilizado na alimentação humana, em cosméticos e como remédio. Ele é cicatrizante e antibiótico natural.

Entretanto, o própolis e até o veneno da abelha também tem seu valor. O veneno da abelha é utilizado como anti-inflamatório no tratamento de artrites e reumatismos. O própolis, além de também ter essas propriedades, serve como aromatizante bucal.

Dúvidas ou Sugestões