Dom Murilo é eleito vice presidente da CNBB

O arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, foi eleito vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por maioria absoluta. Ele recebeu 199 do total de 286 votos válidos na tarde de segunda-feira (20), durante a 53ª. Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Com o lema episcopal Deus caritas est (Deus é amor), o brusquense foi eleito para o quadriênio de 2015 a 2019.

Filho de Oscar Gustavo Krieger e Olga Teresa de Carvalho Ramos Krieger, Murilo Sebastião nasceu em Brusque/SC em 19 de setembro de 1943. É o sexto filho de nove irmãos. Seus pais e quatro irmãos já faleceram. A vocação sacerdotal foi manifestada já na infância, ingressando no Seminário Sagrada Coração de Jesus, em Corupá/SC, aos 14 anos. Passou a integrar a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) em 1964, ano em que iniciou o curso de filosofia em Brusque.

Os estudos de teologia foram na cidade de Taubaté/SP. Foi ordenado sacerdote pelo arcebispo de Florianópolis Dom Afonso Niehues, em 7 de dezembro de 1969, na Igreja Matriz São Luís Gonzaga, em Brusque, onde também foi ordenado Bispo por Dom Afonso em 28 de abril de 1985, após nomeado pelo Papa João Paulo II.

Como padre, Murilo atuou em Taubaté, onde fundou o Movimento Shalom para jovens. De 1974 a 1979, foi reitor do Instituto Teológico Sagrado Coração Jesus, também em Taubaté. No ano de 1980, estudou Espiritualidade, em Roma. De 1981 até 1985 foi o Superior Provincial de sua Congregação. Possui como lema Deus caritas est! (Deus é amor!) (1Jo 4,16). Após atuar como bispo auxiliar de Florianópolis, João Paulo II o nomeou Bispo de Ponta Grossa/PR, em 1991. Seis anos após, nomeado arcebispo de Maringá/PR. Como Arcebispo de Florianópolis foi nomeado pelo Papa João Paulo II e assumiu em 27 de abril de 2002. Em 2006, liderou a organização do 15º Congresso Eucarístico Nacional.

No início de 2011, o papa Bento XVI o nomeou arcebispo de São Salvador da Bahia, tendo tomado posse no dia 25 de março de 2011.

Em abril de 2012 foi nomeado presidente da Comissão Episcopal da Campanha para a Evangelização da CNBB, membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB e membro do Conselho Permanente da CNBB.

Escreve em jornais e revistas (semanalmente para o jornal A Tarde, principal jornal da Bahia e mensalmente para as revistas católicas de grande circulação Mensageiro do Coração de Jesus e Brasil Cristão), grava programas para emissoras de rádio (Rede Milícia da Imaculada) e TV (especialmente na TV Século XXI, onde apresenta semanalmente o programa Anunciamos Jesus, o primeiro programa católico da TV Brasileira).

Dentre os livros que publicou, destacam-se Shalom: a Paz ao Alcance da Juventude (Loyola), O Primeiro, o Último e o Único Natal (Loyola), Com Maria, a Mãe de Jesus (Paulinas), Um mês com Maria (Paulinas), Maria na piedade popular (Paulus), Anunciai a Boa Nova (Canção Nova), Posso entrar? (Coleção Universidade Católica do Salvador), Dai-lhes vós mesmos o de Comer! (Edições CNBB), Se eu tivesse uma câmera fotográfica.

Dúvidas ou Sugestões

Acidente entre carro e moto no Aymoré

Às 13h33min de segunda-feira (05) na rua Prefeito Carlos Boos, no Bairro Aymoré, em Guabiruba, o Corpo de Bombeiros atendeu uma colisão entre automóvel Wolksvagem com placas de Navegantes conduzido por masculino com iniciais A. C. D. L., de 37 anos, que nada sofreu, e a moto Honda Fan com placa de Guabiruba conduzida por masculino com iniciais A. M S de 45 anos. O motociclista apresentava escoriações pelo corpo e foi conduzido ao Hospital de...
Continuar lendo...

Miss Brasil Infantil é de Brusque

A noite de sábado (10) foi de muita emoção para a pequena Guédria Érthal, de 9 anos de idade. E para a cidade de Brusque também, onde ela mora. Guédria foi eleita Miss Brasil Universo Infantil 2017 em evento realizado no Rio de Janeiro. A menina concorreu com outras de vários estados brasileiros. Foi a terceira vitória de uma carreira meteórica que parece se desenhar na vida de Guédria Gabriely da Silva Erthal em...
Continuar lendo...

Caminhão com carga de malha capota na Gentil Battisti Archer

Pouco depois das 15h deste sábado (29), um tombamento de caminhão acabou deixando o trânsito lento na rodovia Gentil Battisti Archer, nas proximidades da Unidade Prisional Avançada. Apesar do acidente parecer grave, ninguém se feriu após a ocorrência com o caminhão de malhas. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender ao acidente, bem como a Polícia Militar. O lado direito do caminhão ficou tombado e parte da carga de...
Continuar lendo...