128 casos no estado e dois em Brusque

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulgou na última sexta-feira (13) que o número de casos de dengue no estado continua crescendo. Agora já somam 128 deles. Do total, 104 são transmitidos dentro do próprio estado e todos infectados em Itajaí, com 102 residentes, um é morador de Balneário Camboriú e outro de Blumenau, mas que contraíram a doença em Itajaí.

O boletim também mostra que há o registro de 19 casos importados (contraídos fora do estado de Santa Catarina), registrados em residentes de Araranguá (1), Balneário Barra do Sul (1), Blumenau (1), Braço do Norte (1), Brusque (1), Florianópolis (2), Guaramirim (1), Itajaí (1), Joinville (1), São José do Cedro (1), São José (2), Três Barras (1) e de moradores de outros locais do Brasil (5).

Há, ainda, cinco casos confirmados da doença pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) que estão em investigação pelos municípios para determinar o local de transmissão em Florianópolis (1), Itajaí (2) e Joinville (2). Outros 212 casos suspeitos estão aguardando resultado do exame laboratorial pelo Lacen/SC e 273 foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue.

No estado, há 1.536 focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Em Brusque na última quinta-feira (12) a diretora de vigilâncias em Saúde, Fernanda Lippert, confirmou o segundo caso de dengue no município, sendo que a pessoa teria contraído a doença quando esteve em visita ao município de Itajaí. Lippert também destacou que mais 13 pessoas aguardam resultados dos exames enviados ao Lacen, de Florianópolis, para saber da confirmação ou não de novos casos de dengue no município.

Ainda de acordo com ela, também na última quinta-feira foi encontrado no Bairro Batêas um foco do mosquito transmissor, que somado aos outros encontrados no município já são dez focos do mosquito Aedes Aegypti. 

Dúvidas ou Sugestões