Brusque tem caso suspeito de dengue

Brusque tem um caso de suspeita de dengue. Trata-se de um homem que mora na cidade e viajou recentemente ao Mato Grosso.

De acordo com a coordenadora de vigilância epidemiológica da secretaria de saúde de Brusque, Fernanda Lippert, foi feita coleta de sangue para que se possa confirmar ou não a presença da doença. A amostra foi encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis, e o resultado sai na próxima semana.

Lippert afirma que um foco do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, foi detectado no município. O local é uma residência no Bairro Cedrinho, onde as equipes de combate ao mosquito estiveram na última sexta-feira (16).

Por conta disso, ela alerta à população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e a doença. Principalmente quando da presença de sintomas, que são dores nas articulações. Febre alta e dores pelo corpo.  “Pedimos que a população vá às unidades de saúde e faça os exames.  Outra coi8sa é que a população não deve deixar água parada para evitar a criação do mosquito”, pontua Lippert.

Fernanda disse que há conversas com outros municípios quanto aos riscos de proliferação entre pessoas que se deslocam de uma cidade a outra. Como em Itajaí, onde recentemente se descobriu casos suspeitos da doença. “Estamos preocupados porque vem muita gente de Itajaí para cá (Brusque) e pessoas daqui vão para lá. Por isso estamos dando bastante atenção e redobrando os cuidados”. 

Colaborou Francisco Carlos

Dúvidas ou Sugestões

Confraria Bordadeira realiza abertura da Mostra Bordando Brusque Ontem e Hoje

Ao som dos teares, foi realizada na noite desta terça-feira (31), a cerimônia oficial de lançamento da Mostra Bordando Brusque Ontem e Hoje, da Confraria Bordadeira de Brusque. O evento foi realizado na Casa de Brusque e faz parte das comemorações dos 158 anos do município. A mostra é composta por 22 painéis, sendo 13 de paisagens de Brusque atualmente ou no passado, além de oito quadros do Hino de Brusque e um do brasão do...
Continuar lendo...

Dia 30 encerra prazo de adesão

As micro e pequenas empresas que quiserem aderir ao novo Simples Nacional terão até o próximo dia 30 para fazer o pedido. Criado em 2006, o programa possibilita o pagamento de até oito tributos federais em apenas uma guia, podendo reduzir em até 40% o imposto . O Simples Nacional ou Supersimples é destinado ao micro e pequeno empresário que fatura até R$ 3,6 milhões por ano. Este ano, uma mudança nas regras estendeu o...
Continuar lendo...

Mulher que abrigava criminosos em Brusque é condenada

Integrante de uma quadrilha que praticava assaltos em Santa Catarina e no Paraná, uma mulher teve a condenação confirmada pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em matéria sob a relatoria da desembargadora Salete Silva Sommariva, pelos crimes roubo e associação criminosa, em Itajaí. Em apelação criminal interposta pela ré, que buscava absolvição por falta de provas,...
Continuar lendo...