Um verdadeiro sonho de Natal

Há cinco anos, a época natalina nunca mais foi a mesma para a família Fischer, moradora na região do Bairro Brilhante, já em Itajaí. Apesar de estar localizada no município vizinho, o bairro está historicamente mais ligado com Brusque do que com a cidade portuária. E é lá que centenas de moradores, logo ao entrar na transversal da Rodovia Antônio Heil, se deparam com um verdadeiro encanto natalino. É até difícil encontrar adjetivos para caracterizar a impressão causada pelas mais de 50 mil lâmpadas, além de outras centenas de enfeites colocados na casa de seu Amarildo e dona Marilete.

A Rádio Cidade esteve por lá na noite deste domingo (21), a fim de conhecer a residência que já virou atração tradicional, não só para moradores das proximidades, mas, também, para munícipes vizinhos. Após uma detalhada visita por todos os arredores da moradia do casal, a reportagem conversou com Amarildo Fischer, uma das mentes por trás do projeto natalino. De acordo com ele, tudo começou com o incentivo de um amigo da família. “Tanto eu e a minha mulher começamos aos poucos e com a força de um amigo, que nos dizia para abrir ao público. Aí o povo começou a comparecer, nos ajudando a se tornar o que é hoje” ressalta, orgulhoso.

Mas nem sempre foi assim tão vultuoso como hoje. No começo não eram as imponentes 50 mil lâmpadas. Tudo foi crescendo com o passar dos anos. Primeiro era só no interior da casa. Mas depois... “Aí começamos a enfeitar os telhados, os coqueiros. O povo começou a olhar, a tirar foto e começaram a incentivar para abrir e fazer cada vez mais”. E, de fato, é mesmo difícil não ficar boquiaberto com a casa dos Fischer, já que até mesmo da estrada é possível observar a imponência do local, todo iluminado e, de fato, abençoado pelo espírito natalino.

Para os que ainda não puderam visitar o local, fiquem tranquilos. Assim como todo presépio, por mais simplório que seja, a atração do Bairro Brilhante vai seguir a tradição, abrindo para o público até o dia 5 de janeiro, já que no seguinte é comemorado o Dia de Reis, data em que devem ser desmontadas as decorações. A ressalva é, apenas, para a noite da véspera, onde as luzes permanecerão acesas, porém, para um momento íntimo e extremamente valioso da família: a ceia de Natal.

Preparação

Preparar os presépios, limpar os enfeites guardados especialmente num rancho construído próximo da casa, instalar tudo em seu devido lugar, não é uma tarefa simples. Enquanto a maioria das pessoas começa a montar sua decoração, em outubro o casal já iniciou a preparação, acredite, em agosto. “A gente começa por etapas, até chegar na rua, no dia 29 de novembro, para deixar tudo iluminado”.

Quanto ao fato de ter de desmontar tudo no auto do Dia de Reis, o receptivo Fischer admitiu que dá uma tristeza e um aperto no peito. “A nossa casa fica tão vazia que parece que morreu alguém! Mas no fim do ano a felicidade volta novamente”, diz, entre risos. E assim Amarildo prometeu continuar com aquilo que já virou atração por muitos e muitos anos, até quando, segundo suas próprias palavras, Deus lhe der forças para tal.

Significado do Natal

Para os Fischer, mais importante de que todas as decorações natalinas existentes no mundo, é o verdadeiro significado do Natal. Mais importante do que todo o suor gasto na instalação das decorações é o nascimento daquele que deu sua vida para salvar a nossa: Jesus Cristo. E se é para definir com adjetivos a data cristã mais importante do ano, Amarildo a faz utilizando o verbeteaAlegria. “A gente vê a alegria do povo que comparece aqui. Meus netos, então, ficam com a maior alegria em ver a nossa casa assim iluminada. Então para nós é um privilégio”, pontua.

A atração fica aberta diariamente, das 20h às 23h, até o dia 5 de janeiro. Para encontrar o local, basta acessar o Brilhante, à direita da Rodovia Antônio Heil, no sentido Brusque/Itajaí.

Confira a matéria em áudio, clicando logo acima.

Dúvidas ou Sugestões

Após saída de pista carro explode em Nova Trento

Após um acidente de trânsito ocorrido na tarde de ontem, domingo (31) por volta das 16h55 em Nova Trento, um veículo incendiou-se. Não houve vítimas, de acordo com relato feito pelo motorista que conduzia o veículo Corsa nas imediações da Estrada Geral do Molhas, em Nova Trento. Ele contou aos policiais que ao chegar naquele trecho foi surpreendido por um outro veículo em alta velocidade que veio em sua direção. Para...
Continuar lendo...

Jogo contra o Figueirense não deve ter horário alterado

A situação que envolve o impedimento de jogos noturnos no Augusto Bauer, por conta de uma punição dada pelo STJD, deve ter um final feliz para o Brusque. O jogo contra o Figueirense, marcado para as 19h de quinta-feira (8) terá seu horário mantido. Uma vistoria foi feita na noite de segunda-feira no Augusto Bauer, e falta apenas a liberação do estádio por parte da CBF. De acordo com o presidente Danilo Rezini, um técnico...
Continuar lendo...

Nascidos em junho e julho, sem contas na Caixa, já podem sacar o valor do FGTS

A Caixa Econômica Federal iniciou na sexta-feira (22) mais uma etapa de liberação do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que paga até R$ 500 por conta ativa ou inativa. Os trabalhadores nascidos em junho e julho - sem conta no banco - poderão retirar o dinheiro. O saque começou em setembro para quem tem poupança ou conta corrente na Caixa, com crédito automático. Segundo a Caixa, no total os...
Continuar lendo...