Palestra sobre o Novembro Azul acontece em Guabiruba

Podemos ainda não saber ao certo como surge o câncer de próstata, mas uma certeza há: o diagnóstico precoce garante 90% de cura. Para chamar a atenção para este dado, o Novembro se torna Azul em várias cidades do mundo. Entre elas, Guabiruba, que convida os homens para participarem de uma conversa sobre o tema com o urologista Humberto Teruo Eto nesta quarta-feira (26), às 19h30min, na Câmara de Vereadores. A entrada é gratuita e o evento é promovido pelo Poder Legislativo, em parceria com a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde.

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen, e envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz um líquido em que vivem os espermatozoides e problemas com ela podem prejudicar a fertilidade masculina. 

Conforme a secretária de Saúde, Patrícia Heiderscheidt, um dos principais desafios da Campanha Novembro Azul é vencer o preconceito, que ainda existe por causa do exame de toque retal. “O exame faz parte do diagnóstico e precisamos lutar contra esse preconceito para obter êxito na luta pelo diagnóstico precoce do câncer de próstata. Um dos primeiros passos que o homem pode dar nesse sentido é participar da palestra para obter informações sobre o assunto”, afirma.

O presidente da Câmara de Vereadores, Waldemiro Dalbosco, lembra que além da realização da palestra, funcionários e vereadores da Câmara vestem camisetas da campanha com o objetivo de contribuir para a conscientização dos homens em relação à prevenção. “Convidamos todos os homens do município a participarem desta palestra, deste bate-papo para tirarem suas dúvidas. É importante que o público participe e que faça seus exames”, pontua.

No município, a campanha começou no início do mês com a disponibilização de exames de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA) nas unidades básicas de saúde e uma ação intensificada nos dias 12 e 13 no Aymoré, com orientações e realização de diferentes testes rápidos. 

Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas pelos telefones 3354-0141, da Prefeitura, ou 3354-0655, da Câmara.

O que é o Novembro Azul?

É uma campanha de conscientização dirigida aos homens e realizada por diversas entidades em novembro sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, dentre outras doenças masculinas. Em vários países, o Movember (contração das palavras moustache, que significa bigode em inglês, e november, de novembro) é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens sobre o câncer de próstata, câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros. O movimento surgiu na Austrália, em 2003.

Dúvidas ou Sugestões

Acapra realiza festa do pirão com linguiça

A Associação Brusquense de Proteção aos Animais (Acapra) realiza, no próximo dia 13 de agosto, a tradicional festa do pirão com linguiça. O evento acontece a partir das 19h no Centro Evangélico, na Rua Alberto Torres, no Centro. Segundo uma das voluntárias da Acapra, Maisa Becker, como já começaram os preparativos, o pessoal ainda recebe doações de bolos, tortas e doces. Além, também, de...
Continuar lendo...

Unidade Móvel do Sincor/SC dá orientações ao público sobre DPVAT

Com o objetivo de levar informações à população de Brusque e região sobre o atendimento gratuito do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), e dar orientações aos corretores de seguro, a unidade móvel do Sindicato dos Corretores de Seguro do Estado de Santa Catarina (Sincor-SC) esteve em Brusque ao longo do sábado, 10 de dezembro. O evento aconteceu na Praça...
Continuar lendo...

PPT prende três envolvidos no tráfico de drogas em Brusque

Nesta sexta-feira (14), por volta das 21h58min, policiais militares do 18º BPM, o PPT  (Pelotão de Patrulhamento Tático), em rondas na rua do Cedro, bairro Dom Joaquim, observaram dois rapazes em atitude suspeita, os quais entraram em um bar. Realizado a abordagem e procedida à busca pessoal, sendo encontrado com um dos suspeitos, de 33 anos de idade, quatro buchas de substância semelhante à cocaína e a quantia de R$ 1.130,00. Já com...
Continuar lendo...