Prefeitura entrega escrituras a 204 moradores

O sonho da casa própria se tornará realidade para 204 famílias que residem no Loteamento Cyro Gevaerd, no Bairro Limeira Baixa, em Brsuque. Na terça-feira (2), a Prefeitura fará a entrega das escrituras aos moradores que participam do Plano Municipal de Regularização Fundiária - Lar Legal, finalizando o processo de titularidade das moradias que encontravam-se na informalidade e tornando os atuais moradores em legítimos proprietários de suas residências.

O evento será realizado nas dependências da Escola de Ensino Fundamental Alexandre Merico, às 19h, e marca uma nova etapa na vida de toda a população que aguardava com ansiedade pelo documento definitivo de posse. O ato contará com a presença da comunidade, autoridades locais e também do desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Lédio Rosa de Andrade, e da juíza de direito Iolanda Volkmann.

O diretor-presidente do Instituto Brusquense de Planejamento, Laureci Serpa Júnior, explica que, a partir de agora, os moradores terão diversos benefícios, incluindo o acesso aos programas de financiamento para construção ou melhorias da casa própria. “O principal foco do Plano Municipal de Regularização Fundiária é dar dignidade aos proprietários desses imóveis, garantindo que tenham todos os direitos de posse. É uma ação de relevância social muito grande”, destaca.

Com o slogan “Sua casa precisa, sua família merece”, o plano começou a ser implantado pela Prefeitura de Brusque no ano de 2010, época em que foram realizadas reuniões em diferentes regiões da cidade a fim de beneficiar toda a população. Além do Loteamento Cyro Gevaerd, a iniciativa municipal já beneficia outros bairros da cidade, a exemplo das localidade da Boemia, Batêas e Santa Luzia, entre outras.

Os resultados positivos da experiência brusquense com a regularização fundiária tornaram a cidade em referência estadual no tema. A secretária de Governo e Gestão Estratégica, Patrícia Freitas, revela que o modelo implementado no município pela Prefeitura de Brusque está sendo estudado pelo governo do estado e será reconhecido publicamente como um caso de sucesso no próximo mês de outubro durante reunião da Assembleia Legislativa.

O programa é realizado por meio do Ibplan, secretaria de Assistência Social e Habitação, secretaria de Governo e Gestão Estratégica e a empresa RAGserv Gestão e Serviços. Podem participar do plano todos os brusquenses que comprovadamente (através de contrato de compra e venda, carnê de IPTU) tenham posse de moradia em área pública ou privada não regularizada. Para mais informações, basta entrar em contato com o Ibplan pelo telefone 3251-1833.

Dúvidas ou Sugestões

PT e PSD foram os que mais perderam cadeiras

A eleição municipal deste ano apontou uma nova conjuntura na composição da Câmara Municipal de Brusque. Atualmente com seis legendas a compor o quadro, a Casa terá nove a partir de janeiro: três delas são novatas. No jogo das vagas, o PT foi o que mais perdeu espaço. As quatro vagas que o partido detém atualmente foram reduzidas a uma única, com a reeleição de Claudemir Duarte, o Tuta. Marli Leandro e Valmir Coelho Ludvig não se reelegeram e José Isaias Vechi não concorreu...
Continuar lendo...

Joinville, Santos, Vasco e Operário comemoram títulos

Este domingo (3) foi de encerramento dos campeonatos regionais de futebol. As torcidas de Joinville em Santa Catarina, do Operário no Paraná, de Santos em São Paulo, do Internacional no Rio Grande do Sul e do Vasco no Rio de Janeiro, estão comemorando as conquistas neste ano. Eles foram competentes dentro de campo e garantiram os títulos regionais, superando rivais tradicionais. Aqui em Santa Catarina o campeão é o Joinville, que fez sua parte...
Continuar lendo...

Câmara entrega comendas de mérito

A Câmara de Vereadores de Brusque entregou nesta quinta-feira (12) 17 comendas de mérito. A sessão solene aconteceu no final da tarde, reunindo grande número de pessoas no plenário do Legislativo. As indicações dos homenageados couberam aos vereadores Jean Pirola (PP), Alessandro Simas (PR), André Rezini (PPS), Dejair Machado (PSD) e Norberto João Maestri (PMDB).  Confira quem recebeu as honrarias: Ana Dietrich de...
Continuar lendo...