O clima é de continuidade

O clima foi de renovação e muita emoção nas dependências do 18º Batalhão Policial Militar (BPM), com sede em Brusque, na manhã desta quinta-feira (31). A cerimônia alusiva à troca de comando da unidade militar, que é responsável pelos municípios de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Ilhota e Gaspar, teve início às 10h e contou com a presença do alto oficialato da instituição policial militar catarinense.

Após quase dois anos a frente do 18º BPM, o tenente-coronel PM Heriberto Rocha Peres, agora, entra para a reserva remunerada, dando lugar para o, até então, seu subcomandante, major PM Moacir Gomes Ribeiro. A oficialização da troca, porém, ocorre no dia 11 de agosto, quando Gomes será promovido a tenente coronel PM.

Destaca-se a presença do comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel PM Valdemir Cabral. Em entrevista exclusiva e ao vivo à Rádio Cidade, durante o programa Rádio Revista Cidade, o oficial relatou que o tenente coronel Peres, durante sua gestão, fez tudo o que dele se esperava. “Ele fez um excelente trabalho aqui em Brusque. Uma pessoa competente, dedicada e trabalhadora. Ele conseguiu angariar a simpatia de toda a população”, ressalta.

Da mesma forma, se mostrou esperançoso quanto à assunção do major (futuro tenente-coronel) PM Gomes. “Tenho certeza que o novo comandante vai dar continuidade a todo este serviço de excelência. Sempre tem aquele tempero novo, do novo comandante. Ele vai imprimir o seu ritmo, mas sempre visando continuar o ótimo trabalho do Peres”, pontua.

Gomes relembrou, de maneira breve, a trajetória de Peres à frente do batalhão brusquense. Relatou que toda a experiência obtida ao longo dos 21 anos de trabalho no 18º BPM lhe credencia para o novo desafio que terá. “Tenho certeza que vamos, apenas, tocar o belo trabalho que já estava sendo desenvolvido pelo Peres”.

Porém, quanto ao seu toque pessoal à frente da corporação, o recém comandante afirmou que o principal critério que pretende impor é o da coletividade. “Sempre vou falar nós e não eu, porque ninguém faz nada sozinho. Nós vamos trabalhar em conjunto”, pontua.

Emocionado e visivelmente abalado com sua saída, o tenente-coronel PM Heriberto Rocha Peres não poupou elogios à comunidade brusquense. Também não hesitou em falar que o 18º BPM foi, de longe, o melhor local onde já serviu durante toda a sua carreira militar. “Tivemos a diminuição da maioria de índices de criminalidade, vidas e bens materiais salvos no trânsito, somado com a maior e melhor formação policial militar. Neste batalhão, a saúde e a felicidade voltaram a brilhar em minha vida”, expressou.

Confira algumas imagens da cerimônia. A reportagem completa você confere na edição desta sexta-feira, no Páginas Amarelas do Crime, dentro do Jornal da Cidade.

Dúvidas ou Sugestões