Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 79
Software vai ajudar a identificar criminosos

Software vai ajudar a identificar criminosos

Novo sistema de informações integradas permitirá à Polícia Federal (PF) identificar criminosos estrangeiros, procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), sempre que eles comprarem passagens aéreas ou embarcarem em um voo com destino ao Brasil.

O software que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, apresentou hoje (26) à imprensa permite que policiais federais chequem se os nomes de turistas estrangeiros constam do banco de dados da Interpol, antes mesmo que eles deixem os países onde as passagens foram reservadas ou compradas. As informações a respeito da vinda ao Brasil serão fornecidas pelas companhias aéreas estrangeiras que voam para o Brasil e pelas empresas brasileiras que têm voos internacionais.

Sempre que um foragido procurado pela Interpol for identificado, agentes do Centro de Cooperação Policial Internacional alertarão as autoridades do aeroporto brasileiro de desembarque do estrangeiro. Isso, no caso de o passageiro já não ter sido abordado pelas autoridades locais, no momento do embarque.

Semelhante aos sistemas adotados em outros países, o software vinha sendo usado experimentalmente há alguns meses e, segundo o ministro da Justiça, já possibilitou que criminosos procurados, internacionalmente, fossem detidos tentando entrar no país.

“Esse sistema de cruzamento de dados possibilita estarmos em pé de igualdade com os países mais desenvolvidos, em termos de segurança, e tem se mostrado exitoso”, disse Cardozo. Ele não informou quantas pessoas foram identificadas por meio do novo software, mas destacou a importância da integração dos esforços policiais internacionais e, particularmente, do Centro de Cooperação Policial Internacional. Sediado em Brasília, o centro conta com a presença de policiais de 37 países, além de representantes de três agências internacionais, como a própria Interpol.

“Já detectamos, no Brasil, situações que foram objeto de ações da PF graças a essa interação. Pessoas procuradas internacionalmente, torcedores violentos, uma série de situações. Acho que, em larga medida, o excelente padrão de segurança que temos tido nos grandes eventos, particularmente na Copa do Mundo, se deve à presença desses policiais, que auxiliam e interagem com a PF”, acrescentou o ministro.

De acordo com o delegado federal Valdecy Urquiza Júnior, se o foragido conseguir chegar ao Brasil, será abordado por policiais federais logo no desembarque e deportado. O delegado afirmou que a PF estuda como adotar um sistema semelhante para identificar também os estrangeiros que chegam de ônibus ao país.

LDO

Dúvidas ou Sugestões

Comitiva de Brusque vai à Alemanha

Os oito representantes da Prefeitura e da Unifebe embarcarão neste sábado (15), rumo à Alemanha. A comitiva brusquense participará nos próximos dias de diversas atividades, que integram o plano de ações do projeto 50 Parcerias pelo Clima. Logo no início da semana, a equipe visitará a Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsrhue, para conhecer as atividades desenvolvidas pela instituição com foco em mobilidade...
Continuar lendo...

Mercado é assaltado no Guarani

Um mercado foi assaltado no final da tarde de ontem, sexta-feira (26), no Bairro Guarani, em Brusque. Era por volta de 16h30, quando um homem teria entrado no Mercado Guarani e anunciado o crime. De acordo com as informações repassadas à Polícia Militar, o suspeito era moreno,  trajava bermuda de cor rosa, camiseta preta e estava com uma mochila azul. Ele cometeu o crime e fugiu a pé do local, ainda segundo o relato das vítimas que estavam no...
Continuar lendo...

Segunda dose de Coronavac está disponível a partir de segunda-feira

Novas doses da vacina contra Covid-19 devem chegar em Brusque  a partir de segunda-feira (10), segundo comunicado deste sábado (8).  Quem necessita tomar a dose dois de Coronavac as pessoas pode se dirigir ao Centro de Vacinação, na Unifebe, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Ao todo chegaram 531 doses de Coronavac que atenderá 70% das pessoas que ainda necessitam tomar a dose dois da vacina. Não é necessário realizar...
Continuar lendo...