Data alerta sobre importância de diagnóstico

O diagnóstico rápido de problemas na glândula tireoide melhora a qualidade de vida e evita complicações no estado de saúde, alerta o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, George Coura Filho, neste Dia Internacional da Tireoide (25). A glândula fica na parte da frente do pescoço e é responsável por sintetizar hormônios que regulam o organismo.

De acordo com George Filho, uma série de sinais e sintomas indicam que a tireoide não está funcionando bem, com reflexos em órgãos como coração, intestino e rins. No caso do hipertireoidismo, há perda de peso, palpitações e inchaço no olho. Já no hipotireoidismo, a pessoa sente sono excessivo, retém líquido, tem unhas e cabelos quebradiços e memória fraca.

O diretor da Sociedade de Medicina Nuclear alerta também para o surgimento de nódulos na garganta, que podem indicar a ocorrência de um câncer de tireoide. “O paciente tem que estar atento”, disse. “Identificando que o seu organismo não se encontra da forma habitual, ou nódulos na garganta, procure um médico e inicie uma investigação”, recomendou.

O diagnóstico e o tratamento das complicações da tireoide, que podem exigir a retirada da glândula, estão disponíveis no Sistema Único de Saúde, mas George avalia que é necessário aumentar a capacidade de atendimento público. “Muitas vezes, a oferta de exames e o acesso a consultas é menor que a demanda e isso pode atrasar o diagnóstico e prejudicar as pessoas”.

Para identificar a doença, são solicitados exames de sangue, por exemplo, para verificar os níveis dos hormônios, ultra-som e cintilografia. O tratamento varia caso a caso.

O especialista esclarece que hábitos saudáveis, sem álcool e cigarros, além de uma ingestão suficiente de iodo, podem diminuir a incidência das complicações da tireoide.

*Colaborou Raquel Júnia, repórter da Rádio MEC AM

Dúvidas ou Sugestões

Beto Albuquerque será o vice

O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) será candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva. A Rede Sustentabilidade, de Marina, já foi avisada pela cúpula do PSB e concordou com a escolha. Outras duas fontes do PSB de Pernambuco confirmam que o diretório estadual do partido está de acordo. Líder do partido na Câmara, ele era um dos aliados mais próximos de Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no dia 13. Filiado histórico do PSB, Albuquerque trabalhou desde o início na...
Continuar lendo...

PM evita furto e prende homem em flagrante

Por volta das 4h desta quinta feira (15), a Polícia Militar frustrou a ação de um homem que tentava furtar um bar no bairro Azambuja. Segundo relato dos policiais, os mesmos faziam rondas pelo local quando avistaram o homem tentando invadir o bar. Imediatamente eles cercaram o suspeito, evitando a sequência na ação. Ele já havia estourado os cadeados do bar, desligado a luz e estava pronto para entrar no estabelecimento e praticar o furto. Com...
Continuar lendo...

Delegacia de Polícia recebe mais um registro de desaparecimento

Mais um caso de desaparecimento foi registrado na Delegacia de Polícia de Brusque na terça-feira (27). A mãe de Robson Duarte da Silva informou na polícia o desaparecimento dele há mais de quinze dias. Conforme ela, Robson, 27 anos, foi visto pela última vez no dia 11 de dezembro na igreja Santa Terezinha. Ela também salientou que ele é usuário de drogas. De acordo com a mãe ele tem estatura média, de cor branca....
Continuar lendo...