Data alerta sobre importância de diagnóstico

O diagnóstico rápido de problemas na glândula tireoide melhora a qualidade de vida e evita complicações no estado de saúde, alerta o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, George Coura Filho, neste Dia Internacional da Tireoide (25). A glândula fica na parte da frente do pescoço e é responsável por sintetizar hormônios que regulam o organismo.

De acordo com George Filho, uma série de sinais e sintomas indicam que a tireoide não está funcionando bem, com reflexos em órgãos como coração, intestino e rins. No caso do hipertireoidismo, há perda de peso, palpitações e inchaço no olho. Já no hipotireoidismo, a pessoa sente sono excessivo, retém líquido, tem unhas e cabelos quebradiços e memória fraca.

O diretor da Sociedade de Medicina Nuclear alerta também para o surgimento de nódulos na garganta, que podem indicar a ocorrência de um câncer de tireoide. “O paciente tem que estar atento”, disse. “Identificando que o seu organismo não se encontra da forma habitual, ou nódulos na garganta, procure um médico e inicie uma investigação”, recomendou.

O diagnóstico e o tratamento das complicações da tireoide, que podem exigir a retirada da glândula, estão disponíveis no Sistema Único de Saúde, mas George avalia que é necessário aumentar a capacidade de atendimento público. “Muitas vezes, a oferta de exames e o acesso a consultas é menor que a demanda e isso pode atrasar o diagnóstico e prejudicar as pessoas”.

Para identificar a doença, são solicitados exames de sangue, por exemplo, para verificar os níveis dos hormônios, ultra-som e cintilografia. O tratamento varia caso a caso.

O especialista esclarece que hábitos saudáveis, sem álcool e cigarros, além de uma ingestão suficiente de iodo, podem diminuir a incidência das complicações da tireoide.

*Colaborou Raquel Júnia, repórter da Rádio MEC AM

Dúvidas ou Sugestões

Idosa furta tablet após ganhar carona

Um homem de 54 anos compareceu na Delegacia de Polícia para registrar que foi vítima de furto por parte de uma idosa a qual ele deu carona durante a tarde de quinta-feira (5). O fato aconteceu quando ele retornava de Gaspar e avistou a senhora, de aproximadamente 60 anos. Ele ofereceu a carona em forma de ajuda para ela. A carona durou até as proximidades da matriz São Luiz Gonzaga, quando a idosa desceu do carro. Então ele resolveu conferir o carro para...
Continuar lendo...

CDL é chamada para discutir problemas com moradores de rua

A Rádio Cidade entrevistou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Fabrício Zen, sobre a situação dos moradores em situação de rua, principalmente na região central da cidade. Nesta semana, ele se reuniu com a secretaria de Assistência Social na busca pela resolução dos problemas, ou parte deles em algum tempo. Segundo ele, uma proposta de parceria entre as entidades foi feita para que os cerca de 30 moradores...
Continuar lendo...

Colisão entre três carros fere três pessoas

Três pessoas ficaram feridas após acidente de trânsito que envolveu três veículos na Rodovia Pedro Merizio, Bairro Dom Joaquim, em Brusque, na noite de ontem, sexta-feira (22). Elas estavam em um Citroen, placas de Botuverá, no qual trafegavam, também, duas crianças, e um Ford Ranger, de Brusque. A colisão envolveu, além do Citröen e do Ford Ranger, um caminhão Mercedes, também de Brusque. O acidente...
Continuar lendo...