Boa hora para investir

No ano de 2014, as altas temperaturas bateram recordes em todo o Brasil. Muitas pessoas acabaram sofrendo, por não possuírem equipamentos para amenizar o forte calor. Para as pessoas que passaram por problemas ao tentar comprar e instalar um aparelho, o motivo se deu devido a uma lei de oferta e procura. Segundo Gilberto Bastiani, proprietário de uma empresa que atua há 35 anos no ramo, muitas pessoas poderiam evitar os incômodos causados pelas altas temperaturas.

O empresário diz que a dica é comprar no inverno, quando os itens são mais baratos porque as fábricas estão com sua produção normal e têm estoque. Devido a esse fator, eles reduzem os preços e também a instalação é feita com mais atenção. “Muitas pessoa chegam à loja e querem que instalem de um dia para o outro. Infelizmente não tem como fazer desta forma. Têm pessoas que estão mais conscientes e têm o pensamento de comprar no inverno porque quando chegar o verão o equipamento está pronto para usar”, explica ele.

No início do ano, devido ao calor se estender, as fábricas não conseguiram acompanhar a lei de oferta. “O preço se elevou e a instalação de um aparelho estava sendo feita em 15 dias. Dependendo do aparelho, chegou até 30 dias. Já estamos no outono e é o momento ideal. Até a primavera, a instalação leva, aproximadamente, de três dias até no máximo uma semana. O bom é que o parelho possui ar quente e pode ser usado no inverno também”.

Segundo Bastiani, “o benefício de um aparelho em uma empresa é que o funcionário pode trabalhar com mais conforto e, outro caso, é das pessoas, que têm dificuldade de dormir. A conseqüência é que acordam no outro dia e para trabalhar com má disposição, se torna mais cansativo o dia”, pontua.

Os aparelhos são qualificados por tamanhos e são indicados conforme os BTUs, variando de sete até 80, mas existem maiores. Em um quarto de 15 até 18 metros quadrados, normalmente é colocado em média de sete até nove mil BTUs. “É o mais indicado, ele vai gelar bem e vai gelar na hora certa, vai economizar energia esse é o mais indicado para o ambiente. Para uma sala de 40 metros quadrados, tem que ser um aparelho maior de 24 mil BTUs. Varia muito de ária e de aparelho”, comenta Bastiani.

É importante também a manutenção preventiva. A limpeza do aparelho é realizada pelo técnico que vai até a casa da cliente e abre todo aparelho. “Ele desmonta o aparelho faz toda limpeza dele (ar condicionado) e passa o um produto o hifenizador. Nesse processo é eliminando todos os fungos e as bactérias. Mesmo a gente ache que não tem nada, o aparelho pode estar bem obstruído”.

Os automóveis que não vem de fábrica com ar condicionado, a instalação pode ser feita. “Os aparelhos são originais de fábrica e fazemos a manutenção do ar condicionados no mesmo procedimento do residencial e comercial”.

A empresa, localizada na Santa Rita, trabalha com sete técnicos externamente instalando os aparelhos e em média são instalamos de 25 a 30 condicionados de ar por dia.

LDO

Dúvidas ou Sugestões

CPF pode ser emitido na certidão de nascimento

Um total de 3.400 pessoas já emitiram certidões de nascimento em que consta o número do CPF no documento em Santa Catarina. A medida visa buscar evitar fraudes e problemas causados por homônimos (pessoas com mesmo nome), além de incluir imediatamente as crianças em programas do governo e em planos de saúde. De acordo com a Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg), o número tende a ser bem...
Continuar lendo...

A história dos Jasc de luto

A história do esporte catarinense perdeu nesta sexta-feira (11) uma de suas referências. Principalmente a dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Rubens José Fachini (76) ficou muito conhecido no estado por ser um dos idealizadores da maior competição poliesportiva, surgida em 1960. Fachini era o braço direito do criador da competição, o também brusquense Arthur Schlösser. Ele começou seus trabalhos na Sociedade Esportiva Bandeirante. Foi ala no basquete da cidade, mas depois,...
Continuar lendo...

Atleta conquista Estadual Infanto Juvenil de SC

O atleta Mateus Buemo conquistou dois títulos na primeira etapa do Estadual Infanto Juvenil de Santa Catarina. A competição foi disputada em Brusque no fim de semana passado. Na disputa do simples, Buemo derrotou o atleta Victor Boff, de São Miguel do Oeste, com parciais de 7 a 5 e 6 a 2. A vitória veio na categoria até 14 anos.  Já nas duplas os dois finalistas jogaram juntos e faturaram o título com parciais de 6 a 3 e 6 a 0. Na...
Continuar lendo...