AmpeBr participa de reunião do Fórum Permanente

A vice-presidente da AmpeBr, Aparecida Leite, e os diretores Irajá Trindade, Francisco Maffezzoli e Francisco Lussoli participaram na noite de terça-feira (11) da reunião do Fórum Estadual Permanente da Micro e Pequena Empresa (Fempe/SC), realizada na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. O encontro contou com a presença do ministro-chefe da secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.

Na oportunidade, o governo estadual encaminhou à Alesc o projeto de lei complementar que institui o estatuto estadual das micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais de Santa Catarina. Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, o objetivo é oferecer um tratamento diferenciado a esse setor da economia, unificando e simplificando o processo de abertura e fechamento das empresas, com tratamento jurídico diferenciado, preferência nas compras governamentais, acesso a crédito, estímulos à inovação, entre outros benefícios.

“Essa é uma obra de 38 entidades que, ao longo de um ano de trabalho, elaboraram esse projeto. Tivemos também a participação da Assembleia, de cinco secretarias estaduais e de vários órgãos do governo. É um grande avanço, que será traduzido em mais oportunidades de emprego e renda”, afirmou o secretário. O estatuto, segundo Bornhausen, não entra em questões tributárias.

O PLC foi entregue ao presidente interino da Assembleia, deputado Joares Ponticelli (PP). O parlamentar afirmou que se reunirá com os líderes das bancadas partidárias e com os presidentes das comissões que vão apreciar o projeto para dar celeridade à sua tramitação. “É uma oportunidade que temos de fortalecer ainda mais a economia catarinense, em especial as micro e pequenas empresas”, ressaltou.

Guilherme Afif destacou a importância do projeto do estatuto catarinense ter sido construído pelas entidades que representam o setor das micro e pequenas empresas e empreendedores, em conjunto com o governo estadual. “Trata-se de uma proposta consensual e suprapartidária, importante para Santa Catarina e para o Brasil. Significa mais emprego e renda”, disse.

Para o deputado federal Jorginho Melo (PR-SC), membro da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa da Câmara dos Deputados e membro da comissão que analisa o projeto de revisão da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Santa Catarina, ao dar celeridade à aprovação do estatuto estadual, servirá de exemplo para o Brasil. “Também permitirá que a revisão da Lei Geral seja aprovada no Congresso mais rapidamente”, acredita.

O deputado Darci de Matos (PSD), presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e do Varejo da Assembleia Legislativa, classificou a entrega do PLC como um momento histórico para a economia catarinense, em especial para o setor, responsável por 60% dos empregos formais gerados no estado. “É um projeto que já foi amplamente discutido pelas micro e pequenas empresas. Esperamos que em um mês ele já esteja aprovado”.

Participaram da reunião representantes da Fecomércio-SC, FCDL-SC, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc) e outras entidades ligadas ao setor, além dos deputados Dirceu Dresch (PT), Ismael dos Santos (PSD) e Gelson Merisio (PSD).

Assessoria da AmpeBr

Dúvidas ou Sugestões

Pelo menos dez ainda seguem internadas

Ainda em cenário de destruição e reconstrução, Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, tenta se reerguer depois de ter sido atingida por um tornado na última segunda-feira (20). Depois de duas mortes por conta da catástrofe natural, muitas pessoas foram internadas em hospitais da região. Destas, pelo menos dez ainda seguem sob cuidados dos médicos nas unidades até esta quinta-feira (23). Sete...
Continuar lendo...

Mais duas vítimas de agressão contra mulher

Duas mulheres compareceram durante a terça-feira (26) na Delegacia de Polícia para registrar que foram vítimas de agressões por parte de seus companheiros. Um dos fatos aconteceu no último final de semana, enquanto que outro aconteceu no mesmo dia do registro, ambos na cidade de Brusque. O primeiro caso aconteceu na sexta-feira (22), quando uma jovem de 22 anos afirmou em boletim de ocorrência que foi agredida pelo ex-companheiro de 23 anos com um...
Continuar lendo...

Rotary entrega barcos para a Defesa Civil

O histórico de enchentes em Brusque levou o Rotary Clube local a desenvolver um projeto em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Havan, Aradefe Malhas e WDCom Combustíveis, contemplando a Defesa Civil com dez embarcações que serão disponibilizadas à comunidade brusquense. O investimento aproximado foi de R$ 11 mil. A entrega dos equipamentos ocorreu na noite deste terça-feira (5), na Praça Sesquicentenário. O diretor da Defesa civil de Brusque, Evandro do Amaral, disse...
Continuar lendo...