Câmara de Guabiruba retoma trabalhos

Na noite de terça-feira (4) aconteceu a primeira sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba em 2014. Na oportunidade, o vereador Luciano Schlindwein destacou a ocupação interina da secretaria de Obras pelo vice-prefeito Valmir Zirke. Luciano também solicitou a necessidade da passagem do caminhão pipa em algumas localidades, além de destacar o programa de bolsas de estudos para universitários da secretaria de Educação.
Por fim, o pepista deixou uma mensagem destacando a importância da educação. “A educação não pode ser delegada somente a escola, o aluno é transitório, o filho é para sempre”, complementou Schlindwein.

Valdeci Gomes Ferreira dirigiu-se ao presidente da Aderg, Arno Kohler, que, segundo o vereador, realizou insinuações de que ele não estava mais apresentando imagens fotográficas nas sessões, como em anos anteriores. O vereador afirmou que o trabalho continua sendo feito, inclusive mais de 200 imagens com problemas ocorridos nos primeiros dias do ano, foram apresentadas.

Felipe Eilert dos Santos parabenizou os idealizadores, realizadores e participantes da Feira de Produtos Locais de Guabiruba, destacando a importância da mesma para diversificação da atividade econômica.

Informou que, a exemplo de diversos segmentos, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Guabiruba esteve reunido para realizar um processo de reflexão das ações e projeções para 2014. Segundo vereador, o ano será de eleições, de Copa do Mundo, e o PT será muito cobrado através da mídia e das manifestações. “Não bastou os onze anos de governo petista fazer as profundas transformações sociais, deu poder aquisitivo para os brasileiros, fortaleceu os diversos setores da indústria, gerou emprego, tirou mais de 20 milhões da miséria, só que o povo quer mais”, completou Santos.

O vereador citou matéria publicada em um jornal de circulação regional que teve como principal fonte a senhora Luana Schumacher Vaz, presidente do Núcleo de Empresários. Segundo relatos ela discorreu sobre o crescimento desordenado na região, aliado a falta de estrutura, que acarreta em problemas de mobilidade urbana, ocupação indevida do solo, e outros. Para o vereador a palavra chave na busca por soluções é planejamento com a participação das esferas municipal, estadual e federal.

O vereador Waldemiro Dalbosco, presidente da Casa, também fez uso da palavra livre agradecendo a presença da comunidade nos encontros, desejando que a participação possa continuar acontecendo no corrente ano.
Na sequência destacou os desafios do Poder Legislativo em 2014, com temas como plano de carreira dos servidores, nova planta de valor imobiliário, questões sobre o limite entre Guabiruba e Botuverá, além da observância temas que envolvem o novo Plano Diretor.

O vereador líder de governo, Cristiano Kormann, falou das ações da secretaria de Esportes, principalmente com a realização do programa Lazer na Estrada. O pepista também desejou um bom ano de trabalhos para todos.
O vereador democrata Nilton Rogério Kohler a exemplo de outros colegas também solicitou a passagem do caminhão pipa em algumas localidades, principalmente no bairro Lageado Baixo. Em decorrência da observância que os caminhões existentes não suportam a demanda da comunidade, o edil sugeriu a aquisição de novos equipamentos.

Kohler, também reforçou indicação para construção de enrocamento (muro de proteção/barragem) nos fundos das seguintes residências: dos senhores Elidio Tadeu da Silva, Celson Riffel, Adolfo Kormann e Jorge Munch.
Com relação às eleições e o que vem sendo feito pelo governo estadual e federal, segundo o vereador muita coisa vem sendo feita mais também muita coisa ficou a desejar. “Com relação às BRs 101 Sul e 470, o vereador criticou o governo federal que em 11 anos pouco fez, sendo que os 10 milhões enviados ao governo estadual, possivelmente são em troca de palanque nas próximas eleições”, afirmou Nilton.

Haliton Kormann pediu o patrolamento e arreamento das vias transversais da Rua Sibéria, Bairro Sternthal, conserto da boca de lobo à margem esquerda da Rua Godofredo Rothermel, bairro Guabiruba Sul. Além de pedir o patrolamento e areiamento do final da Rua Lorena, Bairro São Pedro.
Na sequência também questionou a presença do promotor de justiça, para realização de audiência pública para dirimir duvidas sobre a denominação de vias pública municipais. Sendo na sequencia informado que a assessoria jurídica da prefeitura está cuidando do tema.
Por fim, também solicitou a presença da direção da Associação Hospitalar para prestar esclarecimentos sobre estrutura e atendimento.

Jaime Luiz Nuss se mostrou satisfeito com a presença do publico na sessão do presidente do JPMDB, reforçando inclusive a importância da participação dos jovens na política. Em ato continuo reforçou pedido do colega Haliton para execução de obra para conserto de boca de lobo na Rua Godofredo Rothermel, bairro Guabiruba Sul. Além de destacar a realização da Feira de Produtos Locais.

Sobre a passagem dos caminhões pipa nas localidades do município, o vereador sugeriu a realização de três turnos de atendimento em decorrência do período de estiagem.

O vereador também opinou sobre a questão política no país, apontando as coligações partidárias como a maior falha no sistema atual. Para o vereador, partidos de ideologia totalmente contrária se unem por interesses nem sempre compreendidos pela coletividade.

Sobre a realização do processo de atualização cadastral dos imóveis, através do trabalho de geoprocessamento, o vereador afirmou que foi procurado pela comunidade que reclamou que casinha de carro e ranchos também estão sendo aferidos. O peemedebista solicitou a presença do responsável pela empresa vencedora da licitação para prestar explicações.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Lei nº 1/2014, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Também foi aprovado em discussão e votação única no Projeto de Lei nº 3/2014, que “ALTERA A LEI 925/2005, AMPLIANDO NÚMERO DE VAGAS PARA MÉDICO VETERINÁRIO E ENGENHEIRO CIVIL”.

Dúvidas ou Sugestões

Gohr conquista vitória em etapa de tour

Durante o final de semana, o ciclista brusquense André Gohr participou de mais uma competição na Europa, onde permanece no Centro Mundial de Treinamento de Ciclismo, em Aigle, na Suíça. Ele e outros competidores foram até a cidade de Rhône-Alpes, no sudeste da França, para o Tour de la Vallée de la Trambouze. Na primeira etapa, de contra relógio, especialidade de André, a vitória veio com cinco segundos de vantagem sobre Daniel Martinez, colombiano que é companheiro de André nos...
Continuar lendo...

Unifebe realiza palestra para conscientização de motoristas

O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) realizou, na quinta-feira (28), uma palestra para a conscientização dos motoristas que transportam os acadêmicos de diversas regiões ao campus no Bairro Santa Terezinha. A ministração foi desenvolvida devido ao Dia do Motorista, que foi lembrado no último dia 25 de julho. “Realizar um trabalho de reciclagem com os motoristas é de extrema importância, pois são eles que...
Continuar lendo...

Em quatro dias, três assaltos em Brusque

O município de Brusque registrou em quatro dias, três assaltos à mão armada e todos eles foram resolvidos pela polícia com a prisão dos assaltantes. O primeiro ocorreu na quarta-feira (24) em uma farmácia no Bairro Santa Rita. O assaltante armado subtraiu mil reais e fugiu. Já o segundo roubo aconteceu na sexta-feira ( 25) dessa vez  em uma verdureira na Rua Maximiliano Furbringer, no bairro Jardim Maluche. Um homem armado de...
Continuar lendo...