Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 79
Índice do aluguel sobe para 5,66%

Índice do aluguel sobe para 5,66%

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) encerrou janeiro com alta acumulada de 5,66%, ante uma variação em dezembro de 5,51%, puxada, principalmente, por um avanço dos preços no setor da construção civil. No entanto, entre dezembro e janeiro, houve leve recuo no ritmo de correções com o IGP-M passando de 0,60% para 0,48%.

O levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da fundação Getulio Vargas (FGV) é calculado mensalmente pela FGV e é divulgado no final de cada mês de referência. Os dados mostram que de janeiro de 2013 a igual mês deste ano, apenas um dos três componentes do IGP-M teve elevação acima da média: o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) com aumento de 8,39%. Neste índice, são levados em conta as variações de preços de materiais, equipamentos e serviços bem como da mão de obra.

Na passagem de dezembro para janeiro, o INCC-M subiu de 0,22% para 0,70% sob o impacto, principalmente, dos reajustes salariais em Belo Horizonte. Nesta cidade, as negociações ocorreram em razão do período da data-base regional dos empregados do setor.

A segunda maior alta em 12 meses foi constatada no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) que apresentou 5,39% de alta. Na última variação mensal, o índice atingiu 0,87% ante 0,69% e o que mais provocou esse aumento foi o grupo educação, leitura e recreação (0,65% para 2,92%).

Mas também houve o impacto dos reajustes de preços de alguns itens como as carnes bovinas (de 1,6% para 3,24%); dos cigarros (de 1,12% para 3,58%); empregados domésticos (de 0,13% para 1,39%) e do automóvel novo (de 0,29% para 0,83%).

Já no segmento do atacado, os preços oscilaram 5,33% em um ano até este mês de janeiro. Entre o final do ano passado e começo deste exercício ocorreu uma acomodação dos preços com uma perda na velocidade de reajustes (de 0,63% para 0,31%).

As principais influências foram as cotações das commodities (itens cujos preços são formados pela oferta e demanda no mercado internacional). A soja em grão teve queda de 5,38% ante uma alta de 2,20%; o leite in naturarecuou em 6,84% ante uma variação negativa de 2,87% e o milho apresentou decréscimo de 3,27% ante 5,93%. Na ponta contrária, subiram os preços do minério de ferro (de 0,73% para 1,98%); da mandioca, que em algumas regiões é conhecida como aipim (de -0,41% para 3,85%) e do café em grão (de 7,45% para 10,94%).

Dúvidas ou Sugestões

Bicicleta é furtada em supermercado no Santa Terezinha

Na tarde de quarta-feira (25) por volta das 15h35 o Copom foi informado sobre a ocorrência de um furto em um supermercado na Rua Dorval Luz, no bairro Santa Terezinha. No local foi constatado se tratar de furto de uma bicicleta de uma cliente, a qual relatou ter deixado a bicicleta na frente do mercado para fazer compras e ao retornar não estava mais no local. Foi constatado pelas câmeras de vigilância, que um homem sem camisa furtou a bicicleta e se evadiu rumo...
Continuar lendo...

Foragido da UPA de Brusque é pego no Paraná

Um homem que havia fugido da Unidade Prisional Avançada de Brusque em 2011 foi preso na manhã desta terça-feira (30). O fato aconteceu no distrito de Alto Porã, em Ivaiporã (PR), e na residência onde aconteceu o fato, Rafael Rodrigues, hoje com 30 anos, foi pego pelos policiais civis daquela cidade. De acordo com o delegado Gustavo Dante, da 54ª Delegacia Regional, Rafael, que é conhecido como Bicudo fugiu da UPA de Brusque há seis...
Continuar lendo...

104 anos de vida e uma coleção de histórias

A Rádio Cidade entrevistou na manhã desta sexta-feira (5) o senhor José Francisco Hoffmann, morador do bairro Ponta Russa. Ele tem 104 anos de idade e mora junto com um dos filhos, Paulo. Além da idade, seu José também esbanja saúde e gosta de receber visitas para contar suas histórias. Nascido em Nova Trento, seu José teve 12 filhos e já perdeu as contas de quantos netos e bisnetos tem. Todos os filhos estão vivos,...
Continuar lendo...