Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 79
Novo Código Penal endurece pena para homicídio

Novo Código Penal endurece pena para homicídio

O senador Pedro Taques (PDT-MT) apresentou hoje (10) o relatório sobre a reforma do Código Penal Brasileiro (PLS 236/12). A proposta foi lida, mas diante da complexidade da matéria, um pedido coletivo de mais tempo para analisar o texto adiou para a próxima terça-feira (17) a votação da proposta na Comissão Especial de Reforma do Código Penal.

O texto torna mais dura, por exemplo, a pena para o crime de homicídio, que passa a ser oito anos para os classificados como simples. Nesses casos, a ideia é que o condenado cumpra um quarto da pena em regime fechado para progredir para o regime semiaberto.

O relator decidiu não acatar sugestões polêmicas feitas por uma comissão de 11 juristas, presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp, como, por exemplo, a possibilidade de aborto até a 12ª semana de gestação nos casos em que a mulher apresentar incapacidade psicológica de arcar com a gravidez.

“Entendo que a Constituição defenda o direito à vida. Hoje, o nosso Código Penal já prevê a possibilidade de aborto quando há gravidez fruto de violação da dignidade sexual (estupro). Isso será mantido, mas não vamos flexibilizar mais. Vamos manter a legislação atual”, justifica o senador, que também incluiu na proposta a possibilidade de aborto no caso de fetos anencéfalos, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

Outra sugestão dos juristas rejeitada por Pedro Taques foi a possibilidade de descriminalização do porte de entorpecentes quando a quantidade apreendida for suficiente para o consumo médio individual por cinco dias. Segundo o relator, em situações específicas, se o juiz entender que o cidadão é usuário, ele não aplicará a pena porque isso não configura crime. Para ele, a proposta dos juristas poderia aumentar ainda mais o uso de entorpecentes.

Segundo o senador, a proposta em discussão reduz o número de crimes previstos no código atual de 1.750 para 355. No projeto, de quase 500 páginas, há outras novidades, como a previsão da responsabilização penal de pessoas jurídicas; regras mais claras para progressão de regime; o aumento do rigor penal no combate aos crimes contra os animais; a tipificação do crime de terrorismo; reintrodução do crime de violação de domicílio e criminalização da doação eleitoral proibida. A questão da maioridade penal não foi tratada porque, segundo o relator, depende de mudança na Constituição.

“Este projeto não pode ser um de código de amigos e nem de inimigos. Tem que ser um código cidadão, um código da sociedade brasileira”, garantiu Taques. Apesar da votação do relatório na comissão na semana que vem, a expectativa é que a votação da matéria no plenário do Senado fique para 2014. Depois, o texto segue para a Câmara dos Deputados.

O relatório é resultado da análise de 804 emendas apresentadas pelos senadores e 140 projetos de lei que já tramitavam no Senado e foram anexados ao projeto.

LDO

Dúvidas ou Sugestões

Ladrões quebram vidro e dão prejuízo a loja

Durante a madrugada desta segunda-feira (24), bandidos invadiram uma loja na região central de São João Batista. O fato aconteceu na rua Nereu Ramos, por volta de 3h30, e cerca de 500 peças foram levadas pelos criminosos. Para invadir o estabelecimento, eles quebraram a vitrine da loja. Os ladrões, de acordo com testemunhas, chegaram em um veículo preto, quebraram o vidro e levaram as roupas, fugindo na sequência. Jaquetas, coletes, casacos e...
Continuar lendo...

Idosos já podem se inscrever para a disputa

A Fundação Municipal de Esportes de Brusque (FME) está comunicando que as inscrições para a edição deste ano dos Jogos da Terceira Idade estão abertas. As fichas podem ser retiradas na Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura e na própria FME. Idosos com mais de 60 anos podem participar da competição. Não é necessário fazer parte dos grupos de idosos....
Continuar lendo...

Inscrições prorrogadas

A Associação Beneficente, Cultural e Esportiva de Moradores do Bairro Santa Rita prorrogou o prazo de inscrições do seu campeonato de futebol suíço. A nova data limite será o dia 20 de março. A ficha para registro dos atletas pode ser encontrada na própria associação, a partir das 18h. No entanto, quem tem o interesse em participar do torneio tem de ficar atento, pois restam poucas vagas. Para a competição, não são inscritas equipes, mas, sim, os atletas, que depois são...
Continuar lendo...