Uruguai deve aprovar hoje Lei da Maconha

O Uruguai deve se converter, nesta terça-feira (10), no primeiro país a legalizar e a regulamentar a produção, a venda e o consumo da marijuana (maconha). O polêmico projeto de lei, defendido pelo presidente uruguaio Jose “Pepe” Mujica e aprovado pela Câmara dos Deputados, será votado pelo Senado, onde o governo tem 17 dos 30 legisladores.

Vinte e oito mil uruguaios – 5% da população entre 15 e 65 anos – fumam um cigarro de maconha por dia. Segundo a Junta Nacional de Drogas do Uruguai, 22 toneladas de marijuana são vendidas anualmente no Uruguai – o dobro do ano passado.

Consumir drogas (mesmo as mais fortes, como a cocaína ou o crack) não é considerado crime no Uruguai. Foi permitido, por decreto, há 40 anos. A lei só proíbe comprar e vender.

“Essa contradição beneficia os narcotraficantes. Como o consumo é permitido e o comércio é proibido, criamos um mercado cativo para o crime organizado, que comercializa a droga sem qualquer controle”, explicou o deputado governista Julio Bango, autor do projeto. Com a venda de maconha, os traficantes faturam US$ 40 milhões anuais.

Segundo Bango, o governo tinha duas opções para combater o narcotráfico: proibir o consumo de maconha (algo que dificilmente conseguiria implementar) ou legalizar e regulamentar o comércio. “É melhor que o Estado assuma o controle e coloque limites, do que os narcotraficantes ditem as regras”.

No Uruguai, a maconha é a quarta droga mais consumida, depois do álcool, do tabaco e dos psicofármacos. “Nenhuma das quatro faz bem à saúde e a ideia não é promover o consumo da maconha”, explicou. “O que queremos é justamente regulamentar o comércio da maconha, como fazemos com as outras três”.

Com a nova lei, qualquer pessoa residente no Uruguai, maior de 18 anos, terá direito a comprar até 40 gramas de maconha por mês na farmácia – a preços inferiores aos do narcotraficantes. Mas precisa se registrar, se quiser ter acesso à droga legal.

LDO

Dúvidas ou Sugestões

Sexta-feira ensolarada em Brusque e região

A sexta-feira (12) do brusquense será de tempo bom, temperaturas amenas e dia ensolarado. Segundo a previsão emitida pela Epagri/Ciram, a mínima foi de 9 graus, enquanto que a máxima esperada é de 20 graus. O dia começou com nevoeiro em vários bairros, mas terá condições boas, inclusive no final de semana. O tempo será firme nesta sexta-feira em todo o território catarinense, com a temperatura mais baixa no...
Continuar lendo...

Água amarelada chega às torneiras de moradores de Brusque

Nas redes sociais, alguns moradores de Brusque relataram nesta segunda-feira (19) a coloração amarelada e até escura da água que chegava em suas casas da rede de abastecimento do Samae de Brusque. No final da tarde, a autarquia da Prefeitura divulgou uma nota sobre o assunto. De acordo com o Samae, a situação ocorreu po conta de um conserto de tubulação executado no domingo (18) pela equipe da Secretaria de Obras. Uma rede de...
Continuar lendo...

Guabiruba classifica três para fase final do Brasileiro de Karatê

Durante o final de semana, a equipe de karatê de Guabiruba participou das eliminatórias para o Campeonato Brasileiro de Karatê. E no final das contas, foram três medalhas que garantiram vagas na fase final do torneio nacional para os atletas Guilherme Schork, Naiglei Marjori Siegel e Júlia Maiara dos Santos. Foram mais de mil atletas presentes em Porto Alegre (RS) para as seletivas. A primeira a conseguir a vaga nacional foi Naiglei, que ficou com a medalha de...
Continuar lendo...