Poupar para comprar bens de consumo

Com os juros de empréstimos em alta no país, poupar para comprar bens de consumo pode ser a melhor opção. De acordo com dados do Banco Central (BC), a taxa média do crédito pessoal ficou em 88,1% ao ano, em outubro, com alta de 21,8 pontos percentuais, no ano.

A alta dos juros acompanha o movimento de elevação da taxa básica, a Selic, que foi ajustada seis vezes seguidas este ano. Atualmente, a Selic está em 10% ao ano.

O consultor financeiro e professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) Marcos Crivelaro lembra que empréstimos com maior risco de inadimplência, por terem menos garantia, têm juros mais altos. “O maior risco presente nesse tipo de empréstimo causa essa elevação”, diz.

No caso do crédito consignado, com desconto na folha de pagamento, a taxa é bem menor: chegou a 24,6% ao ano, em outubro. No ano, a taxa subiu 0,1 ponto percentual. O crédito para a compra de veículos subiu 0,7 ponto percentual e ficou em 20,5% ao ano, em outubro.

Crivelaro destaca que o ideal é sempre poupar antes de comprar. Além disso, ele lembra a importância de pesquisar em diversas lojas. “Negocie o desconto até conseguir efetuar a compra. Busque descontos de pelo menos 20%”, recomenda.

Para aqueles que não querem esperar para comprar, a dica do professor é financiar em parcelas fixas sem juros. “Geralmente, esse parcelamento é oferecido em até seis vezes”, diz. Crivelaro orienta ainda a ter o cuidado de verificar se a soma das parcelas não ultrapassa o valor à vista. Já se o parcelamento envolver juros mensais, procure a loja que oferece a menor taxa de juros. “Nesse caso parcele em, no máximo, três vezes”, sugere.

Dúvidas ou Sugestões

Apae promove Papo de Salão para mães e cuidadoras

A Apae Brusque realizou na noite de segunda-feira, 24 de junho, o Papo de Salão. O evento contou com a parceria de diversos profissionais da área de beleza e bem-estar e reuniu diversas mães e cuidadoras. “O propósito do Papo de Salão é cuidar de quem cuida. Sempre tivemos esta preocupação, tanto que em 2018 criamos um Projeto para esse fim, e foi materializado em quatro Encontros, onde reunimos as famílias cuidadoras e...
Continuar lendo...

Assédio Moral foi tema de palestra

Sob presença de um grande público aconteceu na noite desta quarta-feira, 13, a segunda palestra do ciclo do Abril verde em Brusque, com foco em saúde e segurança da classe trabalhadora. Desta vez, o local foi o auditório do Sintrivest (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário), com o tema Assédio Moral. A ministrante foi a sindicalista Marli Leandro, presidente do Sintrivest, com estudo sobre o tema e projeto de lei...
Continuar lendo...

Temperatura deve chegar aos 36 graus nesta sexta-feira

A sexta-feira (19) promete ser mais uma vez de muito calor na cidade de Brusque. Sem possibilidade de chuva, a temperatura máxima pode chegar à casa dos 36 graus, segundo a Epagri Ciram. Além disso, a umidade relativa do ar também ficará bastante alta, alcançando os 94% neste início de final de semana. Com relação a temperatura mínima registrada em Brusque, ela ficou na casa dos 21 graus. Em todo o Vale do Itajaí a...
Continuar lendo...