Comércio define horário de atendimento

O horário de Natal do comércio de Brusque deve começar na segunda semana do mês de dezembro (7). A informação é do vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Marcelo Gevaerd. O horário, que começa em um sábado, terá maior ênfase a partir da segunda-feira (9), com jornada das 8h às 21h.

Ele ainda relata que, acerca da sugestão do horário, muitos vão aderir, mas alguns não o seguirão. “Acreditamos que o grande pico do movimento é depois do dia 10 e, também, evitamos o estresse e o cansaço excessivo dos funcionários”, comenta Gevaerd.

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as vendas a prazo do varejo brasileiro na semana que antecede o Natal (18 a 24 de dezembro) devem acelerar com relação aos anos anteriores, crescendo em média 5% se comparado ao mesmo período de 2012. “O gasto médio por uma compra deve ficar em torno de R$ 111,39. Já tivemos momentos apreensivos, mas no final o Natal sempre acontece, em relação às compras”.

Gevaerd ainda conta que segundo o estudo da CNDL, os itens que serão mais vendidos ou procurados são roupas, calçados, perfumes, cosméticos, jogos e brinquedos.

Seguindo o horário da CDL, e também acompanhando o sugestivo da franquia seu estabelecimento, Suellen Marchi Dias, proprietária de uma loja de artigos de chocolate, explica que pode trabalhar mais neste ano. “Talvez, a gente abra um domingo a mais que o horário da CDL. Natal para nós é muito corrido. Então, estamos contratando mais pessoas para poder dar melhor atendimento”, explica ela.

A partir de semana passada, a loja já pode sentir um acréscimo nas vendas. “Devido à procura de kits para amigo invisível, amigo chocolate, para as festas de final de ano, já sentimos um aumento, já que as empresas, em novembro, começam a realizar as festas”. Para o período, Dias espera que ocorra um aumento em torno de 20% nas vendas.

Com um horário um pouco diferente do orientado pela CDL, Eleutério Graf, proprietário de uma livraria, conta que o período de atendimento diferenciado irá começa já na próxima semana, mais precisamente no dia 2 de dezembro. “De segunda a sexta-feira, o horário será estendido até as 19h. No sábado fácil, vai ser normal. E no domingo (8) vamos fazer o horário das 15h às 21h. Dali para frente, vamos seguir a sugestão da CDL”, comenta o comerciante.

Para ele, esta primeira semana representa uma fatia bastante importante no faturamento de dezembro. “Nós acreditamos que, neste período, as pessoas vão estar capitalizadas. E confiamos que neste domingo vamos ter vendas”.

A livraria trabalha com revezamento de funcionários para não se tornar cansativo no período. Ainda conforme Graf, não há uma previsão precisa sobre o que vai acontecer com o número de vendas. “Todos nós estamos esperando um pequeno aumento, comparando com o ano passado. Mas, eu acredito que irá ter uma diferença de, no mínimo, 5% a 6% no incremento das vendas”, completa.

Confira o horário do comércio, segundo a CDL:

Dezembro:

Dia 7– sábado – 8h às 18h
Dias 9 a 13 – segunda/sexta – 8h às 21h
Dia 14 – sábado – 8h às 18h
Dia 15 – domingo – 15h às 21h
Dias 16 a 20 – segunda/sexta – 8h às 21h
Dia 21 – sábado – 8h às 18h
Dia 22 – domingo – 9h às 21h
Dia 23 – segunda – 8h às 21h
Dia 24 – terça – 8h às 12h

Dúvidas ou Sugestões

Cinco ruas pavimentadas e entregues

Quando o pequeno Rael Guelere Ronsani precisar sair de casa para ir à escola, passear ou brincar, não vai mais precisar se preocupar com o pó e a lama. As cinco principais ruas da região onde o estudante mora, o Loteamento Azaleia, foram asfaltadas pela Prefeitura de Brusque em parceria com a comunidade e agora já trazem mais qualidade de vida a todas as famílias que residem na localidade. A solenidade de entrega do pacote de obras executadas na...
Continuar lendo...

Mulher que morreu com a família no Chile era Adventista e morou em Brusque

Adriane Krueger, que morreu com o esposo e um casal de amigos com os dois filhos em Santiago, no Chile, após um suposto vazamento de gás na casa em que alugaram para passear e comemorar o aniversário de 15 da filha dos amigos, morou em Brusque e mantinha em sua página no Facebook que era brusquense, nascida em Alta Floresta (MT). Ela era casada com Jonathas Nascimento Kruger e a família pertencia a Igreja Adventista do Sétimo Dia, sendo que o marido...
Continuar lendo...

Governador assina decreto de emergência de Brusque

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, esteve na capital do Estado ontem quarta-feira (21) para tratar sobre o decreto de emergência pedido pelo município em referência às fortes chuvas registradas no mês de  janeiro, no dia 23. Vequi repassou a informação de que ontem mesmo, o governador Pinho Moreira assinou o decreto de emergência, e que a homologação será publicada no Diário Oficial do Estado. Com este...
Continuar lendo...