Arena abrigará academia para deficientes

As atividades da academia para deficientes físicos e idosos devem acontecer na Arena Multiuso, segundo o coordenador de esportes da Fundação Municipal de Esportes, Luciano Camargo. Elas serão totalmente adaptadas para esse tipo de público.

De acordo com informações disponibilizadas por ele, o projeto nasceu na própria fundação, vendo a necessidade desse público de não ter acesso aos exercícios físicos. “Foi um consenso que entramos conversando com os professores de educação física e por nós termos um projeto de vôlei adaptado para a terceira idade, começamos a discutir as dificuldades que eles tinham ao fazer as atividades”. Para ele, em Brusque, não há nenhuma academia que posso abrigar esse grupo de pessoas.

A intenção do plano é ter uma qualidade de trabalho grande e com adaptação para os idosos e deficientes físicos, não sendo iguais aos aparelhos das Academias da Terceira Idade (ATI’s). Além disso, segundo o coordenador de esportes, os participantes terão um acompanhamento profissional. “Vai ter um fisioterapeuta, um professor de educação física acompanhando, e a nossa meta é fazer uma parceria com a Unifebe para que os profissionais do curso de educação física venham participar dessa vivência”.

Desse modo, Camargo conta que o superintendente da FME, Alessandro Simas, conseguiu apoio na Assembleia Legislativa (Alesc). O plano foi autorizado e assinado pelo prefeito Paulo Eccel e encaminhado à secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), e, agora, segue o tramite burocrático, mas quando for para centralizar a verba, ela vem do Fundo Social.

O projeto já passou pelo Conselho de Desenvolvimento Regional, agora vai para o governo na fase de centralização. Luciano acredita que, no máximo, até a próxima terça-feira (26) já esteja dentro do município para que eles possam trabalhar com esses recursos. “Até esta data nós acreditamos que já esteja centralizado. Aí vai ser feito um processo de licitação para a compra desses aparelhos. Na verdade, esse dinheiro já foi liberado pelo governador do estado quando ele esteve no município”.

Para os que se interessarem em participar, quando estiver pronto o local, haverá inscrições para os candidatos, até mesmo para organizar os horários juntamente com o horário dos profissionais que estiverem trabalhando com os idosos e deficientes físicos.

Dúvidas ou Sugestões