Detalhes minuciosos e que encantam

Com lápis e papel nas mãos é possível dar início à arte um tanto quanto desconhecida aos moradores de Brusque, mas que vem sendo exposta nas ruas do município. Os desenhos realistas, feitos à mão, demonstram os mínimos detalhes de uma fotografia ou traços de uma pessoa. Eles são vistos e desenhados pela perspicácia de Sérgio Edvaldo Alves (38) há cerca de três anos.

Alves deu início aos desenhos por acaso, quando ainda estava cursando a faculdade de Letras na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Presidente Prudente (SP). “Eu comecei na faculdade. Quando estava em uma aula de inglês, continue, a pedido do pessoal, e agreguei a parte do design que eu sempre tive, fazendo criação publicitária em agências”, conta ele.

Por estar com dificuldades na disciplina de inglês, Sérgio começou a desenhar como forma de terapia e passatempo. No meio da aula, bastou olhar para uma fotografia e lembrar que na adolescência, até os 14 anos, desenhava, fazendo com que ele desse o pontapé para o que seria hoje, o seu sustento.

Morando há dez meses em Brusque, ele chegou à cidade com o intuito de trabalhar como design gráfico em uma empresa, onde ficou por alguns meses. De repente, foi demitido. “Fui contratado ainda em São Paulo. Por questões financeiras, não deu certo de eles continuarem o projeto comigo, então fui demitido e comecei a vender o meu trabalho”, relembra.

O artista acredita que se continuar nesse caminho, com dedicação e respaldo de pessoas que reconhecem o trabalho, isso pode se tornar uma profissão fixa para ele. “Quem sabe, aqui no Sul, essa seja a minha atividade principal profissional, porque eu vi que aqui as pessoas valorizam mais esse tipo de trabalho, na parte artística”.

As telas de desenhos são vendidas, normalmente, em locais públicos, no Centro da cidade. “Ainda tenho vendido pouco, tanto para Brusque e região. E por mais que a maioria não possa consumir a arte, muitos dizem que eu deveria aumentar o valor, devido à qualidade e isso é gratificante”.

Assim que Sérgio Edvaldo tiver um número significante de material, ele irá fazer uma exposição no hall do Cine Gracher. Além deste apoio, o profissional tem a liberdade de mostrar sua arte em locais como uma choperia, no Centro, e também no acesso à Havan.

Dúvidas ou Sugestões

PRF apreende drogas que seria entregue em Itapema

A PRF, Polícia Rodoviária Federal, apreendeu no sábado (19) um veículo que estava transportando uma grande quantidade de drogas tendo como destino Itapema. O veículo uma Ford/Ranger, com placas de Cruzeiro do Oeste/PR, foi abordada em Barra Velha. O motorista identificado como Grimaldo de Souza dos Santos (41) de Matogrosso do Sul, disse aos policiais que havia recebido a quantia de R$10 mil para transportar a droga até Itapema. A quantidade de...
Continuar lendo...

Acidente entre carro e moto deixa um ferido na rua Nova Trento

O Corpo de Bombeiros de Brusque foi acionado às 17h39 desta sexta-feira (28) para atender um acidente de trânsito envolvendo carro e moto, na rua Nova Trento, bairro Azambuja. A condutora do veículo Hyundai Veloster, cor preta, placas de Brusque, estacionou o veículo e abriu repentinamente a porta que foi atingida por uma motocicleta Honda CG 160 Fan, cor preta, placa de Guarapuava. Na motocicleta estava o piloto Odinei Felipe Campos, 24 anos, que bateu a...
Continuar lendo...

Já são 32 pessoas afetadas em Itajaí

Os bairros de Itajaí existentes na margem da Rodovia Antônio Heil ainda não registraram focos do mosquito transmissor da dengue, informou na manhã desta terça-feira (3) a coordenadora da Vigilância Epidemiológica daquele município, Rachel Marchetti, em entrevista exclusiva para a Rádio Cidade. Ela lembrou que os primeiros focos foram detectados no primeiro semestre de 2014 e, desde então, o problema se agravou. A Secretaria...
Continuar lendo...