Comércio já vive o clima do Natal

A pouco mais de um mês para a chegada do Natal, o comércio das ruas centrais de Brusque já chama a atenção com os enfeites e decorações do período mais mágico do ano. As vitrines estão tomadas pelas cores da época, juntamente com os presépios, papais noéis, árvores, bolas e luzes coloridas.

Segundo a superintendente do Shopping Gracher, Gisela Gracher Stieven, as preparações acontecem há meses, sempre com a intenção de trazer o ‘Natal tradicional’, mas buscando inovar a cada ano. “Em todo ano, a gente se preocupa muito com o tradicional, fazendo com que a pessoa se remeta ao verdadeiro Natal. Não inovamos em buscar outras figuras, mas o clássico do Natal, o vermelho, verde e o dourado”.

No shopping, os corredores estão enfeitados, esperando a chegada do bom velhinho no próximo dia 23, às 16h, que, conforme Gisela, é muito aguardada. “Ela é muito esperada e, após a chegada dele, dá outra vida ao shopping. Este ano vamos ter um Papai Noel diferenciado, com roupa inovada, além de algumas oficinas para as crianças”.

Luiz Gustavo Boscariol, proprietário de uma livraria no Centro, conta que os preparativos para a chegada do Natal começaram no fim de fevereiro, devido à mudança de endereço que a livraria sofreu. “Como mudamos de loja, nós preparamos tudo pensando no Natal, contratamos também. Agora, dois designs de interiores fizeram a loja ficar com a cara do Natal”.

Quando se trata de mercadoria, Luiz relata que os livros dependem do que o público costuma comprar. “Ano passado, o livro que estourou foi o ’50 Tons de Cinza’ e, neste ano, eu não tenho nenhum que posso considerar o carro-chefe. Estamos aguardando os lançamentos de novembro”, conta ele. Os livros são lançados em dois momentos do ano: em setembro e novembro. Quem está no ramo espera por um ícone para aumentar as vendas de Natal.

Ao passar em frente à loja, é possível notar grandiosas árvores de Natal, cheias de brilhos e bolas coloridas, compradas em feiras desde o início do semestre. Nadia Zendron, proprietária de um estabelecimento especializado em artigos para a época, conta que as novidades do Natal são os pinheiros coloridos, toalhas, bolas coloridas, todas seguindo a tendência da moda. “Há bastante tempo trabalhamos com decoração natalina. Além disso, nosso diferencial também é o produto de qualidade em todos os setores”.

Muitas vezes, os próprios lojistas enfeitam a vitrine, mas, neste ano, Evânia Gerusa Paloschi de Souza, gerente de uma ótica e joalheria, relata que foi contratado um decorador, o que providenciou novo visual à vitrine da loja, atraindo mais clientes. Além da decoração natalina, o estabelecimento, neste Natal, lançará panfletos para divulgar a data e novidades nos produtos. “As novidades que nós trazemos para os clientes, juntamente com as promoções de Natal, e, ainda, o atendimento são os diferenciais da nossa ótica”, revela a empresária.

A satisfação de quem é comerciante e de quem é cliente é visível a cada presente ou abraço dado. São esperadas grandes vendas neste fim de ano, como também, muito movimento nas ruas do comércio brusquense. Para Gisela Gracher, a venda é a consequência do trabalho e, embora o que se espera não seja como nos outros anos, a expectativa é de negócios na casa de 10% a 12% a mais que 2012.

Dúvidas ou Sugestões