Congresso da Cidade reúne moradores

Moradores dos bairros Nova Brasília, Santa Terezinha e Santa Rita aproveitaram a noite desta quarta-feira (6) para definir como será o futuro de Brusque. Com debates visando preparar o município para seu desenvolvimento até o ano de 2030, a primeira reunião do Congresso da Cidade reuniu a população no auditório da EEB Santa Terezinha para discutir o planejamento urbano e sustentável da região. Nesta quinta-feira (7) será a vez da comunidade do Limoeiro participar da ação.

A reunião contou com a participação de representantes da Prefeitura de Brusque e equipe técnica para auxiliar os debates. O encontro foi conduzido pelo chefe de gabinete e coordenador da iniciativa, Cedenir Simon, e resultou na eleição de representantes para a etapa municipal. “Qual é a Brusque que queremos para 2030? Precisamos de mais estradas ou mais espaços voltados ao transporte alternativo? Mais prédios ou casas? Como ocupar a cidade pelos próximos anos? Essas são algumas das perguntas que norteiam o debate”, explicou Cedenir.

As provocações lançam o pensamento para o futuro e a intenção é promover o diálogo de foram abrangente. Para isso, os participantes são divididos em grupos de análise do texto base, que avaliam temas como habitação e regularização fundiária, saneamento, trânsito, mobilidade e acessibilidade, planejamento do uso do solo, e prevenção a desastres. A comunidade pode discordar, excluir, sugerir e adicionar propostas, que são acrescentadas e votadas antes de serem incluídas na redação final.

A mesma dinâmica vale para as 13 reuniões regionais que acontecem na cidade até o início de dezembro. Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Brusque promove uma debate digital por meio da internet – que pode ser conferido no site congressodacidade.brusque.sc.gov.br – e debates descentralizados que serão realizados em escolas, universidades, sindicatos, grupos de jovens, entre outros. O calendário completo das reuniões pode ser conferido no site da Prefeitura. Todos os moradores são convidados a participar.

Dúvidas ou Sugestões