Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 79
Arte acessível a todos

Arte acessível a todos

Foi com a ideia de união e profissionalização de trabalhos artísticos que, em 2007, um grupo de artistas de teatro de Brusque criou uma associação, instigados pela professora doutora Eliane Lisbôa, afim de produzirem espetáculos e promoverem oficinas e cursos de artes cênicas. Desde então, o grupo vem crescendo e artistas de outras linguagens também passaram a integrá-lo. Hoje, a Associação Jogral de Arte e Cultura é formada por 25 membros, promove um sarau de música e literatura mensalmente, realiza projetos em Brusque e região e possui um repertório vasto de espetáculos de teatro, contação de histórias, obras literárias e de artes visuais.

Durante as noites de 16 e 17 de outubro, o grupo fará uma mostra de alguns trabalhos, oferecidos gratuitamente ao público, no Centro Empresarial de Brusque, apoiador do evento. A II Mostra Jogral de Arte inicia com uma palestra voltada ao meio empresarial e contábil, no intuito de esclarecer a relação entre estes setores com o meio cultural, formas de financiamento, dedução de impostos através de projetos de incentivo e a implementação do vale-cultura.

A palestra A Economia da Cultura – Processo de Desenvolvimento e Liberdade ocorre no dia 16, às 18h, e será conduzida por Cristiano Moreira, gerente do Instituto Caracol, de Navegantes. Professor e escritor, Cristiano criou a ONG Caracol em 2010 e, desde então, desenvolve ações nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e artes. Em parceria com empresas da região litorânea, o instituto destacou-se em 2012 com o Contém Cultura, ganhador do prêmio ADVB de desenvolvimento cultural.

Em seguida, às 19h, ocorre a abertura das exposições de artes visuais, com trabalhos de dez artistas, no hall do Centro Empresarial. Serão esculturas, pinturas, instalações, bordados, colagens, desenhos.
Às 19h30min, as atrizes Lieza Neves e Patricia Souza apresentam a comédia Telefone sem Fio, de autoria delas. A peça trata de forma bem humorada das complicações vividas pelo ser humano no dia-a-dia em torno da comunicação, ou falta dela. As oito personagens que vem à cena retratam os tipos mais comuns encontrados no Vale do Itajaí e, desta forma, criam uma aproximação e identificação com o público.

Na quinta-feira (17), a Mostra apresenta o ensaio aberto do novo espetáculo da atriz Sandra Baron, utilizando a técnica do clown, intitulado Palhaça Vermelha no dia do pé esquerdo. A apresentação ocorre às 19h e é voltada para público adulto. Na sequência, às 20h, Rafael Zen promove o lançamento da terceira edição da Revista Hiato, com poemas de brusquenses, tendo como tema o amor rimado.

A Associação Jogral de Arte e Cultura é uma entidade sem fins lucrativos e mantém um perfil no facebook para divulgação de seus projetos (Jogral Produções Artísticas) além da agenda cultural de Brusque através do endereço www.agendaculturalbrusque.blogspot.com.br.

Assessoria

Dúvidas ou Sugestões