Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 79
Hospital abre atendimento nesta terça-feira

Hospital abre atendimento nesta terça-feira

O hospital de Guabiruba abre as portas para a comunidade a partir de terça-feira (1º). De acordo com comunicado emitido pela Prefeitura, o atendimento dos plantões noturnos e de fins de semana sai da Policlínica e passa a ser feito no hospital, que também receberá internações de pessoas com mais de 16 anos em situações médicas de clínica geral, como por exemplo, problemas respiratórios, dores em geral, portadores de diabetes, gastroenterites, gastrites. Essas internações serão custeadas pelo Poder Público Municipal. As situações mais graves continuam sendo atendidas no Hospital Azambuja, porta do Sistema Único de Saúde (SUS) para urgências e emergências dos guabirubenses.

O anúncio oficial da abertura do hospital foi feito na Câmara de Vereadores pela secretária de Saúde, Stela Maris Maccarini Fischer, no dia 24 de setembro. Conforme ela, as pessoas que hoje vão à Policlínica para o atendimento de plantão, que é a partir das 18h, devem agora se dirigir ao hospital. “As pessoas que precisam de consultas de rotina, vacinas, consultas com especialistas, como psiquiatra, pediatra, ginecologia, psicólogo, entre outros, continuam indo à Policlínica”, explica Stela.

Além de ser um centro de especialidades, a Policlínica terá uma equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF), que atenderá os moradores do bairro Pomerania e da localidade 10 de Junho, que hoje é feito pela unidade do Aymoré, e a população do Centro, a qual é atendida pelo posto do Imigrante. “O ministério da Saúde preconiza que nós podemos ter até 4 mil habitantes em cada equipe e nas unidades de saúde do Imigrante e do Aymoré já extrapolava esse número, por isso nossa intervenção nessa região geográfica”, afirma a secretária.

O hospital terá uma diretora, Roseli Kohler, e passa a ter uma gestão compartilhada entre Secretaria de Saúde e Associação Hospitalar de Guabiruba. “Todo corpo clínico e de enfermagem, bem como os insumos necessários será pago pela Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde. A Associação Hospitalar ficará responsável pela manutenção dos equipamentos e do prédio”, ressalta Stela.

Dúvidas ou Sugestões